A eleição para reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi para o segundo turno após nenhuma das três chapas ter tido mais de 50% dos votos. A votação ficou aberta durante 43 horas, tendo início à meia-noite da terça-feira (10) e sendo encerrada às 19 horas desta quarta (11).
A chapa 3, Movimento UFPR, teve 44,03% dos votos válidos no primeiro turno. Em segundo lugar ficou a chapa 2, Avança UFPR!, com 29,78% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa 1, Conexões com o Futuro, com 26,18% dos votos.
Segundo o regulamento, é obrigatório uma das chapas ter maioria dos votos.
Quem está no segundo turno
A chapa 2, Avança UFPR! é composta pelo professor Fernando Mezzadri, titular na Educação Física, e Cristina Rodrigues, médica do Hospital das Clínicas e que atuou como coordenadora do curso de Medicina entre 2014 e 2015.
A chapa 3, Movimento UFPR é a outra opção. Composta do professores Marcos Sunyê, vice-coordenador da pós-graduação em informática, e Camila Fachin, atual coordenadora do curso de Medicina e filha do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Sunyê foi candidato a reitor da UFPR em 2016, mas acabou derrotado por Ricardo Marcelo Fonseca. O atual reitor apoia a chapa 2.
Um debate organizado pela Comissão Paritária de Consulta (CPC) deve acontecer ocorrer no início da próxima semana. A data e horário ainda serão anunciados pela UFPR.
Votação do segundo turno da Eleição da UFPR
Conforme a universidade, a votação será feita nos dias 18 e 19 de setembro (quarta e quinta-feira da semana que vem). O resultado deve ser anunciado no período da noite do dia 19.