O candidato Eduardo Pimentel (PSD) aparece como líder em uma das pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (11) e em empate técnico com Ney Leprevost (União Brasil) na outra. Ambos levantamentos medem as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de 2024.
Uma das explicações para os resultados diferentes dos levantamentos, que tem segundos colocados numericamente falando diferentes, é o período de coleta. A da Paraná Pesquisas/Band fez entrevistas de campo durante os dias 9 e 10 de setembro, enquanto o da Veritás/Bem Paraná (dados abaixo) fez suas entrevistas antes, de 31 de agosto a 2 de setembro.
No Paraná Pesquisas, Pimentel lidera
Segundo o levantamento do Paraná Pesquisas, Pimentel tem 32,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Apoiado por Rafael Greca e o governador Ratinho Junior, o vice-prefeito é seguido pelo candidato Luciano Ducci (PSB), que aparece com 16%. O deputado federal que tem apoio dos partidos de esquerda, como o PT.
Na sequência estão Ney Leprevost (União), com 12,5%, e o ex-governador Roberto Requião (Mobiliza), com 10,9%.
Já os outros seis candidatos aparecem com menos de 10%. São eles: Cristina Graeml (PMB), com 6%, Maria Victória (PP), com 3,5%, Luizão Goulart (SD), com 2,9%, Professora Andrea Caldas (PSOL), com 1%, Samuel de Mattos (PSTU), com 0,3%, e Felipe Bombardelli (PCO), com 0%.
O levantamento ouviu 800 eleitores entre 9 e 10 de setembro, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob número PR-02748/2024 e tem grau de confiança de 95%, além da margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Band TV.
No Véritas, há empate técnico entre Pimentel e Leprevost
Outra pesquisa divulgada hoje foi do Instituto Véritas, encomendada pelo Bem Paraná. Nessa pesquisa, Eduardo Pimentel aparece com 24% das intenções de voto. Ney Leprevost é o segundo, com 19%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois têm um empate técnico. O índice de confiança é de 95% na pesquisa registrada no TSE com número PR-01872/2024. O levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. E foi contratado pelo portal Bem Paraná.
Luciano Ducci aparece em terceiro lugar, com 16% das intenções de voto, e Requião é o quarto, com 11%.
No pelotão seguinte, aparecem Cristina Graeml (4,3%), Maria Victoria (4%), Luizão Goulart (1,8%), Professora Andrea Caldas (0,5%), Samuel de Mattos (0,2%) e Felipe Bombardelli (0,2%).
Além disso, 8,3% disseram que votariam nulo ou branco, enquanto 0,8% estão indecisos e 9,8% não sabem ou não opinaram.