O Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, está participando da campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. Para apoiar as mães atendidas na unidade, o hospital está realizando diversas atividades e qualificando ainda mais os profissionais que cuidam da área materno-infantil. Em média, 60 mulheres que dão à luz no HRL recebem esse apoio todo mês.
Com o tema nacional “Amamentação, apoie em todas as situações”, desde 1º de agosto o HRL tem oferecido oficinas sobre aleitamento materno e distribuído cartilhas informativas. As ações estão acontecendo nas enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, pediatria, centro obstétrico e centro cirúrgico, com treinamentos e orientações para as mães.
Durante as sessões, os participantes recebem lembrancinhas como copos e ímãs de geladeira, além de brinquedos para os bebês.
O Grupo de Promoção ao Aleitamento Materno (GPAM), que existe há 13 anos no HRL, trabalha para informar sobre as dificuldades que muitas mães enfrentam na amamentação e promover ações para ajudar, principalmente em grupos mais vulneráveis. O grupo é formado por profissionais do hospital, como assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, além do comitê de humanização e a coordenação do bloco materno-infantil.
A fonoaudióloga Ariane Schadeck Sampaio, membro do GPAM, disse que este ano o grupo está colaborando com os sete municípios do Litoral para treinar os profissionais que cuidam das mães após o parto. “Queremos envolver também líderes e organizações para apoiar a amamentação. Nosso objetivo é seguir os passos recomendados pelo Ministério da Saúde para garantir o sucesso do aleitamento materno”, destacou.
Ela também reforçou a importância de amamentar exclusivamente até os seis meses de idade, seguindo as boas práticas de saúde.
Atualmente, o hospital tem 107 leitos ativos, atendendo toda a população do Litoral, abrangendo a 1ª Regional de Saúde.
Capacitação
Com foco na construção do processo de acolhimento às puérperas com dificuldade na amamentação, a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá vai promover para as equipes assistenciais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos sete municípios de abrangência a capacitação “Manejo do Aleitamento Materno”. O encontro inicia no município de Guaraqueçaba no dia 15 de agosto e segue em Paranaguá (19/08), Morretes e Antonina (22/08), Guaratuba (29/08), Matinhos e Pontal (30/08).
Benefícios
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente graças ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.
A importância deste ato vai muito além da nutrição do bebê. Crianças que recebem o leite materno adoecem menos, ficam mais protegidas contra diarreias, doenças respiratórias e otites, além de apresentarem menos riscos para o desenvolvimento de alergias, hipertensão, obesidade e diabetes ao longo da vida. A prática também favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, resultando em dentes mais saudáveis e, consequentemente, menos problemas de mastigação, de fala e respiração.
A amamentação é responsável também por trazer benefícios para a mulher, como o aumento do vínculo com o bebê, redução do risco de câncer de mama e de sangramento no pós-parto, e ajuda na perda de peso pós-gestacional.