Para o feriado prolongado de Corpus Christi, a concessionária Via Araucária vai implementar algumas medidas para evitar filas nos pedágios. Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, todas as cabines das praças de pedágio da concessionária estarão em funcionamento e a empresa também terá colaboradores (devidamente identificados) abordando os motoristas nas filas para realizar a cobrança da tarifa em dinheiro. Os usuários que optarem pelo pagamento antecipado simplesmente terão que entregar o ticket ao chegar na cabine.
Adicionalmente, as pistas de cobrança automática estarão disponíveis para motoristas que possuem as tags (chip eletrônico autoadesivo, colado ao para-brisa). Nas cabines manuais, será possível efetuar o pagamento em dinheiro ou com cartão de débito e crédito, utilizando as modalidades de aproximação. Além disso, também é aceita a modalidade Visa Vale-Pedágio.
A previsão é que, durante o feriado, 342 mil veículos passem pelas rodovias BRs-277/373/376/476 e PRs-418/423/427, que fazem parte do lote 1, administrado pela concessionária.
Horários de pico
A concessionária recomenda que os usuários planejem a viagem para evitar os períodos de maior movimento. Os horários de pico estão previstos para quarta-feira (29), véspera de feriado, quando se espera um aumento no tráfego entre 17 e 20h. Na quinta-feira (30), o horário de maior movimento ocorre entre 6 e 11h e das 14 às 20h. Já no domingo (2), a movimentação se intensifica novamente entre 13 e 21h, quando os motoristas retornam para casa.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também restringiu a circulação de veículos de carga com largura máxima de 2,60 metros, altura máxima de 4,40 metros, comprimento total de 19,80 metros e peso bruto total de 58,5 toneladas em pistas simples. As restrições ocorrerão na quarta-feira (29), das 16 às 22h, quinta-feira (30) entre 6 e 12h, e no domingo (2) das 16 às 22h e tem o intuito de aumentar a segurança e fluidez do tráfego.