A maior festa popular do Brasil vai tomar conta da Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba, neste fim de semana de carnaval. No sábado (14) e no domingo (15), as dez escolas de samba da cidade, cinco do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso, desfilam em busca do título de campeã do Carnaval 2026, apresentando ao público enredos que celebram cultura, memória e criatividade.
A programação, coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), inclui ainda diversos blocos carnavalescos, bailinho infantil e a tradicional Zombie Walk.
Uma das novidades deste ano é a participação do grupo humorístico Tesão Piá, que animará o público nos intervalos entre os desfiles das duas noites. Entre a entrada de uma escola e outra na Marechal, o grupo fará intervenções humoradas ao longo da programação.
Sábado
A festa começa no sábado com o Carnaval Nerd, evento que reúne fãs da cultura geek. A concentração será às 10h, na Praça Zacarias. De lá, caminham pela Av. Marechal Deodoro fantasiados de personagens de séries, filmes, HQs e animes até a Rua Dr. Faivre, onde um palco terá apresentações, concurso de cosplay e atividades interativas até às 21h.
À tarde, a folia segue com o baile infantil, das 14h às 17h, animado pela banda Tupi Pererê. A partir das 18h, começam as apresentações dos blocos carnavalescos: Afoxé (18h), Púrpura (19h), Boêmios e Madames (19h40) e Rancho das Flores (20h20), aquecendo o público para o grande desfile da noite.
O momento mais esperado começa a partir das 21h20, quando o Grupo Especial das escolas de samba de Curitiba entra na avenida na briga pelo título. Quem abre o desfile é a Imperatriz da Liberdade (21h20), seguida por Acadêmicos da Realeza (22h35), Enamorados do Samba (23h50), Deixa Falar (1h50) e Mocidade Azul (2h20), que encerra os desfiles às 3h30 do domingo.
Domingo
No domingo (15/2), a programação começa às 10h com a Marcha Zombie Walk, o já tradicional desfile de pessoas fantasiadas de monstros e personagens assustadores. A brincadeira parte ao meio-dia da Boca Maldita e segue pela Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Santos Andrade, onde haverá shows de bandas curitibanas.
Na Marechal Deodoro, a segunda sessão do bailinho infantil, das 15h às 17h, seguido pelo desfile dos blocos: EcoOrquestra (19h), Pífanos de Curitiba (19h40), Afropretinhosidade (20h20) e Asiático (21h).
Às 21h45, o Grupo de Acesso inicia seu desfile com as escolas de samba Rosa do Povo (21h45), Asas de Prata (22h40), Vai na Fé (23h35), Embaixadores da Alegria (0h30) e Leões da Mocidade (1h25). As apresentações seguirão madrugada adentro, com previsão de encerramento às 2h20 de segunda-feira.
Psycho Carnival
Paralelamente à festa do samba, acontece a 25ª edição do Psycho Carnival, um dos festivais de Psychobilly mais conhecidos e respeitados do mundo. O evento será realizado de quinta-feira (12/2) até segunda-feira (16/2), com palco principal no Jokers Pub e shows nos bares Cão Véio, Lado B e Camaleão Cultural.
Neste ano, o line-up do festival é formado por mais de 30 bandas e artistas de sete países diferentes (Brasil, Argentina, Chile, EUA, França, Itália e Holanda). Entre as atrações, estão os holandeses do Batmobile, os argentinos do Ghost Bastards, os brasileiros Black Pantera e Devotos, além dos curitibanos Pelebrói Não Sei?, Cigarras e Ovos Presley.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba


