A Companhia de Ballet de Cegos, grupos formado exclusivamente por bailarinos com deficiência visual ligado à Associação Fernanda Bianchini (AFB), apresenta-se gratuitamente nesta quinta-feira (28) no Jockey Plaza Shopping. O espetáculo está marcado para às 19h, no segundo andar do shopping. A apresentação integra a programação do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que será realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), entre os dias 27 e 30 de agosto.
Todos os integrantes do Ballet convivem com algum grau de deficiência visual. Há os que são cegos, outros têm baixa visão. Para dar vida à dança, os bailarinos utilizam uma metodologia criada pela AFB, adaptada a diferentes necessidades.
O método estimula percepção espacial, coordenação motora e consciência corporal, favorecendo o uso da visão residual e o aproveitamento máximo das capacidades de cada um. Assim, crianças, jovens e adultos conquistam independência e confiança, explorando estilos variados: do balé clássico ao contemporâneo, passando pelo sapateado, dança de salão, com elementos de teatro e musicalização.
Ao longo de sua trajetória, a Companhia de Ballet de Cegos já impactou mais de 35 mil pessoas, com mais de 5.800 apresentações realizadas no Brasil e em diferentes países. Em 2024, durante as Paraolimpíadas de Paris, foram 14 espetáculos que encantaram plateias internacionais. A iniciativa une arte e inclusão, valorizando a dança como instrumento de transformação social e chamando a atenção para a importância da saúde ocular.
No mesmo dia, a Companhia fará uma segunda apresentação em Curitiba, desta vez exclusiva para os participantes do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.