Um frio intenso vai se instalar em todo o Paraná nesta terça-feira (24). Depois de uma frente fria com temporais e rajadas de vento que chegaram a 90 km/h em Santa Maria do Oeste e a 70 km/h em Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa, uma massa de ar polar chega ao estado trazendo temperaturas negativas a diversas regiões. O dia deve ser o mais gelado de 2025 até o momento.
O destaque vai para o Centro-Sul: cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia, Guarapuava e Pinhão terão temperaturas que podem chegar aos -4°C. No Sudoeste e em Curitiba e RMC, cidades como Lapa e Campo Largo, as temperaturas podem ter temperaturas de -2°C, com sensação térmica de até -6°C, devido aos ventos. Na Capital e nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, o amanhecer de terça-feira pode chegar a 0°C.
A expectativa de formação de geada na terça-feira é mais intensa no Sudoeste e Oeste paranaenses, onde os ventos terão intensidade fraca, o que favorece a formação do fenômeno. No Sudoeste, Oeste, faixa Norte e Noroeste, ela deve ter intensidade variando entre fraca a moderada.
No Centro-Sul, há a possibilidade de formação localizada de geada negra, que congela a seiva das plantas e dá a elas um aspecto de necrose. Na Região Metropolitana de Curitiba, pode gear, principalmente em região de baixadas, mas o risco é menor devido aos ventos.
Para quarta-feira há previsão de geada forte no Centro-Sul e Sudoeste (regiões de São Mateus do Sul e União da Vitória). O risco aumenta também na região da Capital. As temperaturas ainda seguem baixas, com 0°C na maioria dos municípios, mas com registros negativos de forma mais pontual, especialmente nas regiões de Pato Branco, Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.
Chuvas retornam na quarta
Segundo o meteorologista, ao longo da quarta-feira haverá o retorno das instabilidades no Paraná, com chuvas pontuais com intensidade moderada a forte, com algumas trovoadas, a partir do início da tarde em cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste paranaense. As instabilidades se espalham pelo Estado ao longo do dia.
Na quinta-feira e na sexta-feira, o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste. Na faixa Central do Estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm.
No final de semana, com avanço de uma nova frente fria, o Estado terá temperaturas próximas a 0°C ou negativas novamente, principalmente no domingo, na metade sul paranaense.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias