Trending Topics

O que realmente propõem Pimentel e Graeml em seus planos de governo?

Planos de governo dão uma ideia do quanto os candidatos sabem os candidatos sobre a solução para problemas da cidade e o que pretendem fazer a respeito deles. Fotos: Divulgação e Reprodução/Facebook.

A poucos dias de um segundo turno disputado, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) ainda tentam conquistar eleitores curitibanos, seja mostrando quem são e quais seus valores, apresentando propostas — concretas ou bastante vagas — ou tentando desconstruir a imagem do concorrente. 

Para quem está indeciso, uma alternativa é olhar para os planos de governo, documentos que os candidatos têm obrigação de apresentar à Justiça Eleitoral e que devem trazer um diagnóstico dos desafios enfrentados pelo município, assim como propostas para superá-los ao longo do mandato. 

Siga O Luzeiro no Instagram!

O de Pimentel, por exemplo, é um documento de 78 páginas que deixa claro desde as primeiras páginas que sua gestão será a da continuidade — o que ele vem reforçando ao longo de toda a campanha —, com a manutenção ações em andamento, principalmente as chamadas obras estruturantes, para então poder oferecer “atenção personalizada para aqueles que mais precisam”.

O documento é dividido em três partes: “Curitiba inclusiva” traz propostas voltadas ao atendimento a todos os cidadãos; “Curitiba estruturada e bem cuidada” traz medidas relacionadas à infraestrutura da cidade e à descentralização do atendimento aos cidadãos nas administrações regionais; e “Curitiba inovadora e sustentável” se volta para a adoção de soluções que visam preparar a cidade para as mudanças climáticas. Ele inclui sugestões enviadas pelos cidadãos à prefeitura por meio do Fala Curitiba.

Cristina Graeml (PMB), por sua vez, se apresenta como candidata antissistema e afirma que vai resolver os problemas da cidade que a gestão Greca/Pimentel não conseguiu resolver em oito anos. Para isso, reuniu voluntários, entre “curitibanos natos e de coração”, para criar um plano de governo que abarcasse todas as demandas do município — apesar de uma plataforma indicar que 88% do documento foi produzido com inteligência artificial.

Assim, criou um documento com 54 páginas de conteúdos — além de outras oito de agradecimentos aos que contribuíram com sua criação e três em branco. Ele é dividido em 15 grandes temas, como saúde, educação, transporte e mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade e outros.

Confira algumas das propostas dos candidatos para alguns dos temas relevantes para a cidade — parte dos que já haviam sido elencados por O Luzeiro no primeiro turno.

Organização urbana, com foco na revisão do Plano Diretor 

A revisão do Plano Diretor, que deve acontecer em 2025, demanda atenção de quem assumir a prefeitura — assim como dos vereadores e dos cidadãos. Em seus programas de governo, no entanto, os candidatos nada falam sobre avaliar o que está funcionando e pensar nas mudanças necessárias, mas há propostas relacionadas ao planejamento urbano e ao sistema viário:

Eduardo PimentelCristina Graeml
Redesenvolvimento da região central, com a manutenção de projetos já iniciados (Rosto da Cidade, Caminhar Melhor) e outras intervenções (p. 40).

Redesenvolvimento do Umbará e Região (p. 40).

Reordenamento do território para fortalecer novas centralidades com equipamentos e funções urbanas (o programa afirma que a implantação de uma nova Administração Regional está em estudo, mas não especifica onde) (p. 44)

Sistema viário: há uma série de melhorias e intervenções elencadas por Administração Regional, incluindo correções geométricas, requalificações, pavimentações, implantação ou consolidação de binários etc. (p. 44 a 57)
Reurbanização de áreas favelizadas, melhorando o acesso e a mobilidade e oferecendo habitação de baixo custo, bem como medidas que melhorem rapidamente a qualidade de vida dos moradores (p. 47 e 48).

Desenvolvimento e implementação de “bairros inteligentes”, onde habitação, comércio, serviços e lazer estejam integrados em um único local. Esses bairros serão planejados para serem autossuficientes, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos e promovendo um estilo de vida sustentável (p. 48).

Padronização e simplificação de limites de velocidade, com apenas duas faixas: 60 km/h para vias principais e 40 km/h para áreas residenciais (p. 45).

Revitalização das ciclovias, e implantação de semáforos inteligentes e de corredores para motoboys (p. 45 e 46)

Transporte coletivo

A principal discussão acerca do transporte coletivo no próximo ano diz respeito à nova licitação, que precisa ser pensada para resolver os gargalos existentes e superar os desafios que o transporte público do município enfrenta hoje. O tema aparece, ainda de forma vaga, em ambos os planos de governo, mas com indícios do que está no foco de cada candidatos: de um lado, a eletrificação dos ônibus; de outro, a mudança no sistema de cobrança, com passagem proporcional e integração temporal.

Eduardo PimentelCristina Graeml
Finalizar o diagnóstico econômico-financeiro para o novo edital da licitação do transporte coletivo, o qual já está em andamento e é feito em parceria com o BNDES. A prioridade, segundo o texto, é tornar a tarifa acessível e eletrificar a frota de ônibus (p. 57).

Usar receitas extra orçamentárias provenientes das campanhas de mídia para custear passagens de desempregados que buscam emprego (p. 58).

Implantar a tarifa com 50% de desconto aos domingos e feriados como forma de incentivo ao uso do Transporte Coletivo e melhor ocupação da frota (p. 58).

Implantação dos semáforos inteligentes nas canaletas do transporte coletivo, de faixas exclusivas em itinerários estratégicos, de novas estações de transporte e promover integrações temporais. (p. 58)

Requalificação e modernização dos pontos de ônibus de Curitiba, incluindo  informações das linhas aos usuários e bancos para maior comodidade ao cidadão (p. 58).

Estudo de viabilidade para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais (p. 58).
Redefinição do modelo de contratação do transporte coletivo para a licitação de 2025 a partir de exaustiva discussão com a população e de estudos sobre os modelos. “Em que pese a análise de todas as possibilidades, nossa intenção é a implementação de contratos mais curtos, com indicadores claros de eficiência e satisfação da população, e que permitam a rescisão imediata em caso de não cumprimento das metas estabelecidas”, diz o texto (p. 45).

Implantação da passagem proporcional ao uso (quanto maior a distância percorrida, maior o valor) e a integração temporal (múltiplas viagens com uma única tarifa dentro de um período) (p. 45).

Implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) (p. 44).

Estudo de viabilidade do monotrilho para conectar bairros afastados ao centro (p. 45).

Desenvolvimento e implantação de aplicativo de monitoramento dos ônibus em tempo real (p. 45).

Vagas em creches

Um dos temas que teve destaque ao longo da campanha para o primeiro turno foi a falta de vagas em creches, estimada em 9,5 mil. Identificado antes do início oficial da campanha, o problema foi “previsto” pela maioria dos candidatos, inclusive por Pimentel e Graeml. Ele traz algo mais específico, enquanto ela apresenta proposta mais vaga:

Eduardo PimentelCristina Graeml
Construção de 30 novas unidades educacionais — no horário eleitoral e nas redes sociais, Pimentel já aumentou esse número para 36 novas unidades educacionais — para criação de nove mil vagas em creches. Embora não deixe claro onde as unidades serão implantadas, o plano de governo fala na expansão do atendimento nas regionais Boa Vista e Pinheirinho (p. 31).

Reformas e pinturas nos prédios de diversos CEIs e CMEIs, como o CEI Romário Martins, na Regional Boa Vista, e CMEI Palmeiras, na Regional Tatuquara (sugestões de cidadãos via Fala Curitiba) (p. 33).
Desenvolvimento de medidas para eliminação do número de mães e crianças que aguardam vagas nos CMEIs (p. 11).

Ampliação do horário de funcionamento de alguns dos CMEIs de cada regional, que será das 6h às 20h, e aos sábados das 7h às 13h, para atender as mães que não possuem outras pessoas com quem deixar seus filhos e têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. Para utilização de todo o período, será necessária comprovação de exercício de outra atividade que justifique a impossibilidade de estar com seus filhos (p. 11).

Atendimentos de especialidades no SUS

A fila para atendimentos com médicos especialistas também é tema recorrente desde o início da campanha. Ainda assim, as propostas não tratam direta ou exclusivamente do tema. Pimentel aposta no Novo Hospital do Bairro Novo para oferecer algumas especialidades e em um centro de diagnósticos por imagem. Graeml diz que vai contratar profissionais, facilitar exames e viabilizar a aquisição de equipamentos.

Eduardo PimentelCristina Graeml
Construir o Novo Hospital do Bairro Novo, com 200 leitos a mais do que o atual, distribuídos entre enfermaria adulto e infantil, UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil. (p. 22)

Construir o Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem para realização de exames de raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias (p. 23).
Identificar e corrigir o déficit de profissionais de saúde em todas as categorias, garantindo que todas as unidades de saúde estejam devidamente equipadas e com pessoal qualificado (p. 13)

Disponibilizar o acesso a exames processados no próprio local da assistência (p. 14). 

Viabilizar a aquisição de equipamentos modernos para a realização de exames e tratamento especializado, descentralizando esses serviços para atender toda a população de Curitiba (p. 14).

Mudanças climáticas

Reduzir a contribuição do próprio município para as mudanças climáticas e prepará-lo para consequências delas tornou-se uma preocupação ainda maior após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul a partir do fim de abril — e isso aparece nos programas de governo. Porém, Cristina Graeml não faz menção ao conceito de “mudanças climáticas”, nem foca na necessidade de preparar a cidade para lidar com eventos decorrentes delas:

Eduardo PimentelCristina Graeml
Ampliar investimentos para a adaptação às mudanças climáticas, com o suporte de recursos do Fundo Municipal de Defesa Civil (p. 25).

Ampliar o monitoramento hidrometeorológico com a emissão de alertas e de alarmes para o atendimento às emergências climáticas severas (p. 25).

Formar a Reserva Hídrica do Futuro de Curitiba (corredor ambiental no Rio Iguaçu, entre o Rio Belém e o Rio Atuba, com ​​novas unidades de Conservação e medidas para mitigação de cheias e a reservação de água) (p. 40).

Implantar estruturas para mitigação de cheias, para combate aos eventos climáticos extremos, e recuperação ambiental do rio numa extensão de 7km. (p. 66)

Implantar três florestas urbanas buscando reduzir o efeito de “ilhas de calor urbano” (p. 66).

Gerar energia renovável e promover ações de eficiência energética para uso e nas atividades e infraestruturas públicas municipais (p. 66).
Implementar um programa de arborização urbana, plantando árvores nativas em áreas da cidade que estão carentes dessa política e subutilizadas (p. 27).

Lançar um projeto abrangente de despoluição e recuperação dos rios que cortam Curitiba, utilizando tecnologias avançadas de tratamento de água e envolvendo a comunidade local em ações efetivas de preservação (p. 28).

Realizar um inventário detalhado das emissões de gases de efeito estufa da cidade, identificando oportunidades de redução e sequestro de carbono. A proposta inclui o desenvolvimento de projetos de reflorestamento e restauração ecológica que qualifiquem Curitiba para a geração de créditos de carbono, criando uma nova fonte de receita sustentável para o município (p. 29).

Atendimento e reinserção social da população em situação de rua

Diante do crescimento da população de rua, torna-se necessário levantar informações sobre ela para entender quais as necessidades de atendimento imediato e como promover sua ressocialização. Embora não foquem no levantamento diagnóstico, os candidatos trazem algumas propostas para atender esse público:

Eduardo PimentelCristina Graeml
Implementar estratégia para promover o atendimento da população em situação de rua em toda a cidade de forma regionalizada, visando o tratamento, encaminhamento, resgate da dignidade e emancipação (p. 16).

Criar uma casa para mulheres gestantes em situação de rua para diminuir a destituição do poder familiar e garantir vínculo entre mães e bebês (p. 18).

Ampliar parcerias para a oferta de acolhimento institucional, passando as ações de acolhimento para o terceiro setor, para que a FAS possa se concentrar no desenvolvimento das ações preventivas, vinculadas à proteção social básica (p. 20).

Manter e ampliar o atendimento do FAS SOS (p. 20)

Fortalecer os empreendimentos econômicos solidários para facilitar o acesso a insumos e bens de uso diário e coletivo por pessoas em situação de pobreza (p. 20).

Compor o orçamento e o quadro de profissionais para implementar uma política do trabalho e emprego, vinculada à FAS (p. 20).

Realocar a sede administrativa da FAS para uma área central e transformar o espaço onde ela está hoje em um Complexo de Serviços e Programas de Proteção Social, com serviços de acolhimento, cursos de qualificação profissional e outros (p. 20). 
Implantação do Programa Trilha do Resgate, com Centro de Acolhimento e Reintegração (CAR) para moradia temporária, suporte psicossocial, reabilitação, e capacitação profissional; mapeamento e diagnóstico individual para necessidades específicas, com um plano de ação personalizado que aborde problemas jurídicos, emocionais, de saúde e econômicos; e um  Programa de Capacitação e Reintegração ao Trabalho, que vai oferecer oportunidades a partir de parcerias com empresas locais (p. 50 e 51).

Confira os planos na íntegra:

Mais Lidos

Contate-nos

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do O Luzeiro respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site O Luzeiro, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

  • O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você.
  • Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense.
  • Utilizamos anúncios para compensar os custos de funcionamento deste site e fornecer financiamento para futuros desenvolvimentos. Os cookies de publicidade comportamental usados ​​por este site foram projetados para garantir que você forneça os anúncios mais relevantes sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que possam ser do seu interesse.
  • Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra.


Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o O Luzeiro oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, Bet Nacional ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do O Luzeiro, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de 22 January 2024 04:23

1. Termos

Ao acessar ao site O Luzeiro, concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site O Luzeiro , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode: 

  1. modificar ou copiar os materiais; 
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial); 
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site O Luzeiro; 
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou 
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou ‘espelhe’ os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por O Luzeiro a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da O Luzeiro são fornecidos ‘como estão’. O Luzeiro não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o O Luzeiro não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o O Luzeiro ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em O Luzeiro, mesmo que O Luzeiro ou um representante autorizado da O Luzeiro tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da O Luzeiro podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. O Luzeiro não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. O Luzeiro pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, O Luzeiro não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O O Luzeiro não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por O Luzeiro do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.


Modificações

O O Luzeiro pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do O Luzeiro e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.