As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 60% de execução, segundo o relatório de obras do mês de maio. Uma das novidades é com o andamento das obras dos acessos. A implantação da estrututra está inserida na rodovia PR-412, dentro do município de Guaratuba, ao longo de um traçado com 3,07 km de extensão.
O projeto contempla acessos estruturados nas duas extremidades da ponte, que para melhor entendimento, são chamados de acessos do lado de Guaratuba, com aproximadamente 940 metros de extensão, e acesso do lado de Matinhos, que possui extensão próxima a 880 metros. Na prática, no entanto, a ponte vai ligar dois lados de Guaratuba.
A seção transversal da rodovia que contempla acessos mais a ponte é composta por quatro faixas de tráfego de 3,60 metros cada, faixas de segurança de 0,60 metro para cada lado, passeios com ciclovia, em ambos os lados, com 3 metros úteis. Além disso, todo o traçado contempla iluminação viária.
No lado de Matinhos, há dois retornos, baia para operação policial e acesso a Cabaraquara que margeia o parque Saint Hilaire pelo lado direito da rodovia. No lado de Guaratuba, há uma interseção viária que permite o acesso tanto ao centro da cidade quanto à praia de Caieiras. No acesso principal, está em andamento o rebaixamento do morro com o objetivo de melhorar a inclinação da rampa existente e para garantir a estabilidade do terreno, estão sendo executadas as contenções.
Em maio, no lado de Guaratuba, tiveram continuidade os serviços de contenções, com a execução do solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, bem como na escavação para rebaixamento do morro. Já no lado de Matinhos, teve continuidade os serviçObras nos acessos avançam e Ponte de Guaratuba está 60% concluídaos de drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Há previsão de movimentação de 200 mil metros cúbicos de terraplenagem, entre escavação e aterro e execução de 50 mil metros quadrados de camadas de pavimentação, que contemplam reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
O avanço da ponte
Em maio, houve a continuidade na execução das estacas do trecho pré-moldado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, a execução das travessas do trecho pré-moldado, das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como das lajes do trecho pré-moldado.
Para infraestrutura da ponte, até o momento, foi alcançada a marca de 50 estacas concretadas. São 17 estacas concluídas do trecho estaiado e 33 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, há o acumulado de 12 travessas finalizadas. Já na superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês de maio com o acumulado de 95 estruturas fabricadas e 80 lançadas nas travessas (50%).
No trecho pré-moldado, teve continuidade o lançamento das placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes, sobre as vigas longarinas, onde posteriormente servem de forma para consolidação da laje.
No mês de maio, finalizou-se o acumulado de nove lajes do tabuleiro, de um total de 20 vãos previstos no trecho pré-moldado da ponte. O trecho estaiado compreende ainda três vãos adicionais, totalizando 23 vãos ao longo de toda a ponte.
A superestrutura em trecho pré-moldado é composta por vigas longarinas e pré-lajes fabricadas fora de sua posição final, geralmente no canteiro de obras ou por empresas especializadas. Esses elementos, os quais são classificados como estruturas de concreto pré-moldado, são transportados e posicionados sobre os apoios da ponte.
Inicialmente, as vigas longarinas são lançadas sobre as travessas, que posteriormente recebem as pré-lajes. Estas funcionam como um sistema de forma, dispensando o uso de escoramento tradicional. E após o posicionamento das pré-lajes, realizam-se a colocação das armaduras e a concretagem da laje. Após a concretagem, a laje então recebe o revestimento do pavimento, que será destinada ao tráfego de veículos.
O trecho estaiado da obra
No trecho estaiado da Ponte de Guaratuba, o boletim de obras destaca a conclusão das etapas de infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) e mesoestrutura (pilares) das torres principais. Com essa fase finalizada, teve início a execução da aduela de partida, elemento fundamental para a construção em balanços sucessivos.
A aduela de partida do apoio 04 já foi concluída, marcando o início da próxima etapa: a montagem do carro de avanço, estrutura metálica treliçada que permitirá a concretagem no local, das demais aduelas pelo método dos balanços sucessivos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias