A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná queria protocolar nesta segunda-feira (2) o projeto de resolução que trata do novo Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. A expectativa era de que o projeto já fosse pautado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (3) e chegasse ao plenário já na quarta (4).
Mas o impasse em torno de alguns temas polêmicos fez com que a apresentação da proposta fosse adiada por, pelo menos, uma semana. Em reunião de líderes, na tarde desta segunda, não houve consenso, por exemplo, sobre a ideia de se punir discursos ofensivos proferidos por parlamentares em redes sociais.
Os líderes partidários também discordaram quanto a prazos, com alguns deputados defendendo que casos de menor gravidade, com punições previstas que vão de advertência à suspensão de prerrogativas (como o uso da tribuna) tenham tramitação mais célere que processos que possam levar à cassação de mandato.
Uma nova reunião de líderes ficou marcada para a próxima segunda-feira quando, aí sim, a Mesa Diretora pretende apresentar a versão final do documento.