Dois dos maiores partidos do Brasil, o Progressistas (PP) e o União Brasil vão sacramentar nesta terça-feira (29), em Brasília, sua federação. No Paraná, a aliança vai criar uma bancada de 10 deputados federais (um terço do total) e de 14 deputados estaduais (pouco mais de um quarto do total).
Além disso, a federação terá 91 prefeitos em todo o Estado. O PP já era o segundo partido que tinha eleito mais prefeitos no Paraná, com 61, e agora reforça essa condição. A liderança é do imbatível PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com seus mais de 160 prefeitos eleitos no ano passado. Vale lembrar que são 399 municípios paranaenses.
Nas últimas semanas, o Progressistas expandiu suas fileiras com a filiação do deputado federal Vermelho, que deixou o PL, e da deputada estadual Mabel Canto, que veio do PSDB.
Além da força na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, a federação PP-União Brasil ainda terá o senador Sergio Moro, que carrega o cacife de ter sido o juiz da Operação Lava Jato. Ele tem pontuado bem nas pesquisas de intenção de voto para governador em 2026.
Do lado do PP, o partido procura reforçar o caráter de pré-candidata da ex-governadora Cida Borghetti, embora ela não tenha disputado eleições recentemente.
A federação também terá direito a 2 minutos de tempo de TV nas eleições majoritárias.