O governador Ratinho Júnior pretende finalizar até a próxima segunda-feira (24) as decisões relacionadas à reforma do seu secretariado, que consistirá, nas palavras do próprio governador, em “mexidas pontuais”. Ele espera ainda que o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, integre sua equipe na segunda fase de seu mandato.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (20) no Parque Passaúna, em Curitiba, Ratinho Júnior afirmou que, apesar de querer ter o novo secretariado definido até o início da próxima semana, não há pressa. “É importante registrar que o Paraná está indo bem, não necessidade de urgência”, disse.
Também acenou a Greca, dizendo que espera que ele aceite o convite para integrar o governo. “Todo mundo sabe da minha amizade e do meu relacionamento com o prefeito Rafael Greca, [ele] é um quadro técnico maravilhoso e eu fiz esse convite faz um tempo”, contou. “Espero que ele possa voltar a trabalhar com a gente”.
Uma reforma no secretariado de Ratinho Júnior é esperada desde o início do ano para abrigar aliados que encerraram mandatos em 2024 e dar mais espaço para aqueles que visam viabilizar candidaturas para cargos específicos, como é o caso de Rafael Greca e Guto Silva, que desejam suceder Ratinho em 2026.
Eles disputam a Secretaria das Cidades, responsável por articular os interesses e trazer recursos para os municípios, mas tudo indica que, no momento, a preferência do governador é por Guto Silva — a Greca, caberia a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável.
Outra mudança prevista é a saída de Marcio Nunes (PSD) do Turismo para assumir a Secretaria da Agricultura e Abastecimento — construir sua candidatura ao Senado em 2026. Ratinho Júnior ainda precisa substituir o deputado federal Ricardo Barros, que, no início da semana, pediu exoneração do cargo de secretário de Indústria, Comércio e Serviços para voltar à Câmara.