Os aeroportos de Londrina, no Norte, e de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, tiveram a capacidade duplicada após receberem investimentos de R$ 597 milhões. As obras foram feitas pela concessionária CCR Aeroportos, que administra os dois terminais.
Com a ampliação, o Aeroporto de Foz do Iguaçu agora passa a ter a capacidade de receber até 4 milhões de passageiros por ano. No Oeste, os investimentos foram da ordem de R$ 396 milhões.
Em Londrina, a ampliação fez o terminal poder receber até 3,5 milhões de passageiros por ano. No Norte, os investimentos foram de R$ 201 milhões.
Ambas as expansões foram entregues nesta quarta-feira (22), em cerimônias que contaram com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e do CEO da CCR Aeroportos, Fábio Gusso.
A CCR Aeroportos administra terminais concedidos no Bloco Sul do país. O outro aeroporto gerido pela concessionária no Paraná é o Afonso Pena, que serve Curitiba. Nele, será construída uma terceira pista, com 3.000 metros de extensão, que vai ampliar a capacidade de transporte de cargas e, também, permitir a decolagem de voos internacionais para destinos mais distantes, como América do Norte e Europa.
As melhorias em Londrina
As obras no Aeroporto de Londrina incluem a expansão do terminal de passageiros, que passou de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados. Uma nova sala de embarques foi construída do zero e conta agora com fingers (pontes de embarque) para para acesso direto às aeronaves, além de lojas, restaurantes e salas VIP.
O gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, Paulo Lyra, explicou que as mudanças impactam principalmente no fluxo de embarque e desembarque. “Antes das intervenções, o fluxo era todo pelo pavimento interno, e o passageiro embarcava através de um equipamento chamado mamute, que necessitava subir escadas para entrar na aeronave. Agora, temos uma nova sala de embarque, com duas novas pontes que trazem mais conforto aos passageiros”, disse.
A pista de pouso e decolagens também foi ampliada, ganhando 150 metros a mais, além de uma nova área de escape para aumentar a segurança. O projeto incluiu ainda a modernização da estrutura de navegação, com a realocação de sistemas de navegação aérea, o PAPI (Precision Approach Path Indicator) e construção de infraestrutura para instalação futura do ILS (Instrument Landing System), sistema de pousos por instrumentos.
O ILS possibilitará que o aeroporto continue operando mesmo em condições climáticas adversas, como em dias chuvosos, por exemplo, o que atualmente não é possível. Após a obra da CCR Aeroportos, a implementação da tecnologia é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), das Forças Aéreas.
Segundo o ministro, as negociações com o Ministério da Defesa para a instalação do sistema começam de imediato, assim como o projeto para a implantação do taxiway para melhorar as manobras na pista. “O projeto do ILS está em licitação e esperamos que nos próximos três ou quatro meses seja concluído”, disse.

As melhorias em Foz do Iguaçu
Entre as principais intervenções realizadas pela concessionária em Foz do Iguaçu estão a ampliação do terminal de passageiros em 5 mil metros quadrados; nova área de check-in, com mais de 30 balcões, e esteira de bagagens automatizada; nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque; ampliação da sala de embarque doméstico em 700 metros quadrados; e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as principais utilizadas na aviação.
Também foram adequadas as áreas de escape na pista (RESAs), seguindo a legislação vigente, que determina que elas devem ter, no mínimo, 90 x 90 metros de comprimento; além de construído um novo terminal de cargas. Novos espaços de alimentação e comércio foram inaugurados, oferecendo mais praticidade para os passageiros que utilizam o terminal.
A CCR Aeroportos ainda vai homologar a ampliação, de 600 metros, da pista de pouso e decolagem do aeroporto, que conta com uma extensão de 2.800 metros, a segunda maior do Sul do Brasil, atrás apenas do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. O processo junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá ser finalizado até março deste ano, com investimento de R$ 20 milhões.
Com informações da Agência Estadual de Notícias