A CCR Aeroportos ganhou o leilão pela concessão do aeroporto de Curitiba e Foz do Iguaçu em 31 de março de 2022, firmando um contrato de 30 anos com o Governo Federal. Dentre as obrigações da concessionária está a construção de uma nova pista no aeroporto Afonso Pena (Curitiba). Em nota oficial, a CCR Aeroportos informou ao Luzeiro que “está finalizando os ajustes do projeto de construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, obra prevista no contrato de concessão do terminal e que deverá ser entregue até o final de 2026.”
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a terceira pista do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, “vai permitir aterrisagem e decolagem diretamente dos Estados Unidos e da Europa e ampliar a própria carga em voos domésticos. É uma pista paralela e maior que a atual, que vai dinamizar toda a economia do Paraná com a ampliação da oferta de voos”, diz.
Nesta fase, uma proposta de Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, Governo do Estado e CCR Aeroportos está em análise pela Procuradoria-Geral do Estado, na qual também será definida a matriz de responsabilidades das contrapartidas de cada parte envolvida.
Até o momento, há um conjunto de 15 obras que o Governo do Paraná assumiu como investimentos públicos para viabilizar, mitigar e cobrir prejuízos pela obra para a população de São José dos Pinhais, com contrapartidas no sistema viário, em educação e em saúde que serão implantadas em três fases, com datas ainda a serem definidas.
Sobre a nova pista
Está prevista a construção de uma pista de 3.000 metros de comprimento e 45 metros de largura, com todo o aparato de segurança e logística como luzes e sinalização.
Além da pista, está prevista a construção de 28 novas posições (vagas) no pátio para aeronaves de categoria C, D e E. O piloto comercial André Barbosa explica que “são posições para aeronaves de envergadura Charlie, Delta e Echo.” A categoria Charlie começa com aviões de 24 metros e a categoria Echo vai até 64 metros. “3.000 metros comporta muitos modelos de aeronaves, o 747 por exemplo que é um avião considerado heavy (pesado)” completa Barbosa.
Outras obras
Também devem ser feitas mudanças para adequar o aeroporto à nova capacidade de passageiros e bagagens. Incluindo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, vias terrestres conectando os diferentes prédios para atender a demanda de passageiros.
Já existe um terreno dedicado para a construção dessa nova pista e suas estruturas de apoio, mas vai ser necessário fazer a reapropriação de posse de parte do terreno, visto que casas e uma rua foram construídas dentro dos limites do terreno.
Um relatório sobre o possível impacto na vizinhança foi feito: A rua Constante Moro Sobrinho será fechada, porque atravessa o terreno onde será construída a pista. Quem costumava utilizá-la, terá que fazer um desvio quando as obras começarem usando as ruas Rosa Maranho Bobato, Rua Jorge Guimarães de Camargo e Rua Roque Negoseke.