O Aeroporto de Londrina, no Norte do Paraná, vai receber o sistema que permite a aproximação e o pouso de aeronaves por instrumentos. A instalação do chamado Instrument Landing System (ILS) foi confirmada em uma reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ) no começo desta semana.
O ILS é um sistema de navegação que fornece orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. Ele utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando os pilotos a alinhar e descer com precisão, mesmo em condições de baixa visibilidade. É um reforço na segurança das operações e pode, em teoria, reduzir o número de cancelamentos e atrasos em voos.
O equipamento será adquirido em uma licitação realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea). O processo deve durar até 12 meses e será custeado com recursos próprios do órgão, que é ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Primeiramente, um estudo vai definir qual o ILS se enquadra no Aeroporto de Londrina, com desenvolvimento específico. Na sequência, será lançado o edital para compra, que será uma licitação internacional. Depois, a empresa que ganhar a licitação vai fabricar o ILS em um prazo aproximado de seis meses. A previsão é que o aparelho seja instalado em Londrina em 2025.
Segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o custo do sistema em si ficará na casa dos 3 milhões de euros, ou cerca de R$ 18 milhões, na cotação desta quarta-feira (3).
Procurada por O Luzeiro, a CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto de Londrina, enviou nota reforçando que a instalação do ILS no terminal não é de responsabilidade da concessionária. A empresa disse, no entanto, que as “obras de ampliação em andamento no terminal contemplam a construção das bases e infraestrutura necessárias para instalação do equipamento pelos órgãos competentes”.
Pelos dados de abril, o Aeroporto de Londrina embarcou e desembarcou um total de 74.582 passageiros, em 662 pousos e decolagens de aviação regular, que é a feita por companhias aéreas.
Instalação e homologação
Na reunião realizada no Rio de Janeiro ficou definido que o ILS será instalado na cabeceira 31 da pista do aeroporto, que tem atualmente 2.100 metros. O sistema ficará próximo a estrada do Limoeiro. Também será deslocada e ampliada a pista de taxiamento, que é usada pelas aeronaves para chegar ao ponto de decolagem.
O pacote de melhorias inclui a instalação do Approach Lighting System (ALS) , que é o sistema de luzes coloridas ou piscantes usado como auxílio para pousos feitos de forma visual. Ficou definido, ainda, que o aparelho do ILS ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Londrina, para então cedê-lo ao aeroporto.
O processo de aquisição e instalação do ILS será resultado de um trabalho de colaboração feito entre o Decea, a Prefeitura de Londrina, a concessionária CCR Aeroportos e a NAV Brasil, que envolverá várias etapas, desde realização de estudos técnicos e normativos; coordenação entre as diferentes organizações envolvidas; implementação de infraestrutura complementar (ALS, pista de táxi e infraestrutura local); instalação do ILS e sistemas associados; e testes, voos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e homologações técnicas.
Participam desse processo FAB; Ciscea; Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que realizará a elaboração dos procedimentos de aproximação e atualização da carta de aeródromo; GEIV, que executará a validação dos parâmetros do ILS em voo e aprovação das cartas de aproximação; CCR Aeroportos, encarregada pela adequação da infraestrutura local para instalação dos equipamentos; NAV Brasil, responsável pelos estudos técnicos referentes à operação do aeródromo.
A instalação do ILS, a sua operação, as ações de verificação e os procedimentos são recomendados pelas diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, da sigla em inglês).