O Hospital do Trabalhador (HT) de Curitiba conta a partir de agora com um novo centro cirúrgico que deve elevar em 44% o volume de cirurgias mensais no local. A estrutura foi inaugurada nesta segunda-feira (2) e, no mesmo dia, foi aberta uma nova enfermaria com 30 leitos.
O novo centro cirúrgico é composto por cinco salas equipadas com aparelhos de última geração, incluindo uma sala de hemodinâmica, dedicada exclusivamente a atendimentos vasculares de trauma. Elas se somam a outras seis salas do centro cirúrgico já ativo, totalizando 11 salas cirúrgicas no hospital. Com isso, a expectativa é de que a equipe médica amplie a sua capacidade de 900 para cerca de 1.300 cirurgias ao mês.
Ao todo, o hospital realiza mais de 8 mil atendimentos mensais no pronto-socorro, sendo uma referência em urgência e emergência de alta complexidade em Curitiba, Região Metropolitana e dezenas de outros municípios do interior.
O Complexo do Hospital do Trabalhador integra as unidades próprias da Sesa e atende as demandas encaminhadas pela Central de Acesso a Regulação do Paraná, que reúne pedidos de todos os municípios. Por isso, dentre os pacientes internados para cirurgias ortopédicas, a maioria é proveniente do pronto-socorro. Desde janeiro, o HT fez 13,3 mil procedimentos cirúrgicos.
Segundo o diretor-superintendente do complexo hospitalar, Guilherme Graziani, os novos espaços estão aptos a receberem os pacientes imediatamente. Ele também destacou que sala de hemodinâmica será importante para a realização de cirurgias menos invasivas. “A hemodinâmica vai fazer toda a diferença nos procedimentos relacionados ao trauma, porque muitas vezes cirurgias que hoje são feitas com o tórax aberto, por exemplo, poderão ser feitas com técnicas minimamente invasivas”, comentou.
Com informações da Agência Estadual de Notícias