Eduardo Pimentel (PSD) lidera a corrida pela Prefeitura de Curitiba, de acordo com as primeiras pesquisas IRG e Quaest sobre o segundo turno. Os resultados, porém, não devem deixar o candidato do PSD tranquilo nesta última semana antes da votação, já que a diferença entre as intenções de voto para ele e para Cristina Graeml (PMB) é pequena — e, em um dos levantamentos, há empate técnico entre os concorrentes.
Divulgada na madrugada deste sábado (19), a pesquisa pelo instituto IRG sob encomenda da RICtv*, traz Pimentel com 49% das intenções de votos e Graeml com 40%. Votos brancos e nulos somam 6% e indecisos, 5%. De acordo com o instituto de pesquisa, o candidato do PSD teria 55,05% dos votos válidos e a candidata do PMB, 44,95%.
No cenário espontâneo, quando os eleitores não são apresentados aos candidatos que estão concorrendo, Pimentel também tem vantagem. Ele aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Graeml tem 37%. Apenas 13% afirmaram não saber em quem votar ou não responderam, e outros 5% disseram que vão votar branco ou nulo ou em nenhum dos candidatos.
Na Quaest, contratada pela RPC**, o cenário parece mais apertado. Pimentel tem 42% e Graeml, 39%. Com margem de erro de 3 pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados. O levantamento também mostra que 4% dos entrevistados estão indecisos e 15% devem votar branco ou nulo ou ainda não devem votar.
LEIA TAMBÉM: Acusações e tentativa de desconstruir o rival marcam 1º debate do 2º turno em Curitiba
O instituto também questionou se a escolha é definitiva ou ainda pode mudar: 72% responderam ser definitiva e 28% afirmaram que ainda pode mudar.
No cenário espontâneo, o acirramento se repete. Pimentel tem 32% e Graeml tem 30%. Os indecisos totalizam 34%, e brancos, nulos e aqueles que não vão votar, 4%.
* A pesquisa da IRG Pesquisa contratada pela RICtv Record está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-007252/2024. Ela entrevistou 900 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
** A pesquisa Quaest, contratada pela RPC, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-08766/2024. Foram entrevistados 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.