A Via Araucária, concessionária que administra 473 quilômetros de rodovias no Paraná, iniciou nesta semana a instalação de 24 novos radares de controle de velocidade nas BRs 277, 373, 376 e 476.
Os equipamentos serão instalados nos municípios de Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova (distrito de São Luiz do Purunã), Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Prudentópolis, Araucária e Lapa. E as velocidades de controle serão entre máximas de 60 a 80 km/h.
O Luzeiro questionou a concessionária sobre a localização exata de cada um dos novos radares, mas a informação recebida é que o ponto de instalação de cada um deles ainda é passível de mudança.
Além das BRs, o trecho de concessão da Via Araucária também incluiu as PRs 418, 423 e 427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A concessionária também atende trechos dos contornos Norte e Sul de Curitiba.
O contrato de concessão assinado pela Via Araucária junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$ 13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de novas tecnologias viárias.