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Cobrança de pedágio no Lote 1 começa em 23 de março, com tarifas reajustadas; veja os valores

Obras do lote prometem modernizar as conexões entre Lapa, Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Curitiba - Foto: Roberto Dziura Jr/Agência Estadual de Notícias

Uma deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Governo Federal, autorizou a cobrança de pedágio no Lote 1 das estradas do antigo Anel de Integração a partir do dia 23 de março. Os trechos são administrados pela concessionária Via Araucária e as tarifas serão aplicadas em cinco praças ao longo de 473 quilômetros das BRs 277, 373, 376, 476 e PRs 418, 423 e 427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.

Confira os preços anunciados para o Lote 2 do pedágio

As tarifas que a concessionária ofereceu para vencer o leilão foram reajustadas em 15,75%, que é a inflação oficial (IPCA) de outubro de 2021, data do edital, para cá. Vale lembrar que motocicletas são isentas da cobrança em todas as praças do lote.

As novas tarifas do lote 1 são significativamente inferiores às praticadas na antiga concessão. Quando o contrato anterior foi encerrado, em novembro de 2021, um automóvel comum pagava R$ 9,60 de pedágio na praça de São Luiz do Purunã, R$ 15,30 nas praças da Lapa e de Porto Amazonas e R$ 13,40 nas praças de Imbituva e Irati. Para percorrer todo o trecho o gasto era, em 2021, de R$ 67,00. Agora, um carro vai gastar R$ 51,30, uma redução nominal de 24%.

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Como a tarifa anterior é relativa a 2021, o Governo do Paraná e o Governo Federal citam uma redução ainda maior no valor do pedágio da nova concessão. Em números atualizados pelo IPCA, a soma do pedágio nas cinco praças equivaleria a R$ 75,72, o que corresponde a uma redução de 33% na tarifa do novo pedágio.

As praças de pedágio administradas pela Via Araucária são em São Luiz do Purunã (km 140 da BR-277), Lapa (km 191+500 da BR-476), Porto Amazonas (km 165+700 da BR-277), Imbituva (km 216 da BR-373) e Irati (km 256+100 da BR-277). Confira os valores que serão pagos pelos motoristas em cada uma delas:

Tipo de veículoSão Luiz do PurunãLapa Porto AmazonasImbituva Irati
Automóvel, caminhonete e furgão (2 eixos)R$ 8,70R$ 11,50R$ 10,90R$ 10,00R$ 10,20
Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão (2 eixos)R$ 17,40R$ 23,00R$ 21,80R$ 20,00R$ 20,40
Automóvel e caminhonete com semirreboque (3 eixos)R$ 13,05R$ 17,25R$ 16,35R$ 15,00R$ 15,30
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus (3 eixos)R$ 26,10R$ 34,50R$ 32,70R$ 30,00R$ 30,60
Automóvel e caminhonete com reboque (4 eixos)R$ 17,40R$ 23,00R$ 21,80R$ 20,00R$ 20,40
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque (4 eixos)R$ 34,80R$ 46,00R$ 43,60R$ 40,00R$ 40,80
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque (5 eixos)R$ 43,50R$ 57,50R$ 54,50R$ 50,00R$ 51,00
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque (6 eixos)R$ 52,20R$ 69,00R$ 65,40R$ 60,00R$ 61,20
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque (7 eixos)R$ 60,90R$ 80,50R$ 76,30R$ 70,00R$ 71,40
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque (8 eixos)R$ 69,60R$ 92,00R$ 87,20R$ 80,00R$ 81,60

As formas de pagamento disponibilizadas nas cabines serão: dinheiro em espécie e cartões de débito ou crédito (ambas somente por aproximação). No pagamento eletrônico automático, por tag, serão aceitas as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.

Para quem pagar com tag, há um desconto de 5% no valor das tarifas. Também está previsto um valor menor progressivo para usuários frequentes. Ambos os benefícios são nos mesmos moldes oferecidos pela concessionária que administra o Lote 2 do pedágio no Estado, a EPR Litoral Pioneiro. Acesse aqui e entenda como funciona.

Serviços, investimentos e mapa do trecho

Em caso de emergência ao longo dos trechos, o motorista é orientado e ligar para o telefone 0800 277 0 376.  Os serviços da concessionária serão feitos por 37 veículos, sendo quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões-pipa, dez ambulâncias (sendo três com UTI) e 13 veículos para inspeção de tráfego.

A Via Araucária vai administrar os trechos de rodovias no Estado por 30 anos. A estimativa de investimentos ao longo do período é de cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em manutenção. As melhorias previstas são a duplicação de 344 quilômetros e construção de terceiras faixas em outros 210 quilômetros. Está prevista ainda a construção de 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. 

Confira o mapa de operação da Via Araucária, com trechos, praças de pedágio, postos da Polícia Rodoviária Federal e postos de atendimento da concessionária ao motorista:

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