A Câmara Municipal de Londrina terá oito novos vereadores a partir de janeiro, o que representa uma renovação de 42%. Ao todo, a Casa conta com 19 parlamentares.
Destes, não tentaram a reeleição Eduardo Tominaga (PP), que saiu candidato a vice-prefeito da chapa de Maria Tereza (PP) e ainda está na disputa, e Jairo Tamura (União), que está na linha de sucessão da cadeira de Marcel Micheletto (PL) na Assembleia Legislativa do Paraná, embora sua mudança para o União Brasil possa impedi-lo de assumir.
O perfil dos vereadores, porém, pouco mudou: a nova legislatura será formada por uma maioria de homens brancos de direita, principalmente do Progressistas, do PL e do Republicanos. Aliás, a representatividade feminina será menor, com apenas cinco vereadoras, ante as sete presentes na Casa hoje. Quatro dos eleitos se autodeclararam pardos e um, preto. Apenas uma das vereadoras representa um partido da esquerda: Lenir de Assis (PT), que começa seu quarto mandato em janeiro.
Veja quem são os eleitos:
- Deivid Wisley (Republicanos) – reeleito
- Jessicão (PP) – reeleita
- Michele Thomazinho (PL)
- Professora Flávia Cabral (PP) – reeleita
- Chavão (Republicanos) – reeleito
- Giovani Mattos (PSD) – reeleito
- Lenis de Assis (PT) – reeleito
- Vereador Santão (PL) – reeleito
- Valdir Santa Fé (PP)
- Marcelo Oguido (PL)
- Antonio Amaral (PSD)
- Emanoel (Republicanos) – reeleito
- Roberto Fú (PL) – reeleito
- Mestre Madureira (PP) – reeleito
- Matheus Thum (PP) – reeleito
- Anne Ada (PL)
- Régis Choucino (PP)
- Marinho (PL)
- Sidnei Matias (Avante)
PP e PL tem maior número de vereadores
Os partidos com maior representação na Câmara de Londrina são Progressistas e PL, cada um com seis vereadores. O Republicanos terá três parlamentares, o PSD terá dois, e Avante e PT terão um cada.
A composição é especialmente favorável a Tiago Amaral (PSD), caso ele seja o escolhido para comandar a Prefeitura, já que concorre ao lado de PL, Republicanos, União Brasil, PRD, Agir e Avante — três dos quais somam 12 representantes — e deve ter ampla base na Casa. Professora Maria Tereza, por sua vez, parte de uma base menor — apenas os vereadores do Progressistas.
Não eleitos
Entre os atuais vereadores que não foram eleitos, três ficaram de fora — Beto Cambará (PRD), Mara Boca Aberta (PMB) e Sonia Gimenez (PSB) — e três estão na lista de suplentes de seus partidos: Daniele Ziober (PP), Lu Oliveira (Republicanos) e Nantes (PL).