Com investimento de mais de R$ 1,5 bilhão e apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Paraná Competitivo, a Heineken mais que dobrou a capacidade produtiva de sua fábrica em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O aumento da planta possibilitou a inclusão de novos rótulos na carteira da cervejaria no Brasil.
A expansão havia sido anunciada em 2020, com aporte previsto de R$ 865 milhões. Com o crescimento do setor e reorganização dos investimentos da empresa, esse número praticamente dobrou, chegando aos R$ 1,5 bilhão. Antes, outro aporte, de R$ 450 milhões, também foi realizado, totalizando, em oito anos, R$ 2 bilhões em investimentos.
O Brasil é o maior mercado consumidor da marca no mundo. Com a ampliação, a fábrica de Ponta Grossa é a primeira a produzir Chope Heineken 0.0%, um chope zero álcool preservando sabor e alta qualidade. Foi também a partir dos investimentos que a empresa passou a produzir sua versão zero álcool, a Heineken 0.0%, sendo a única planta que fabrica esse rótulo no País, e mais recentemente, a Sol 0.0%, mais uma aposta do grupo.
Números
Com a finalização da expansão, 255 novos colaboradores foram efetivados, totalizando 575 trabalhos diretos. A unidade é a que mais produz Heineken no Brasil, dentre suas 14 fábricas distribuídas nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.
Além da cerveja que leva o nome da empresa e sua versão zero álcool, são produzidas na unidade de Ponta Grossa marcas como Amstel, Sol, Bavaria e Kaiser. Trata-se da maior fábrica em volume de produção do País e a que mais produz cerveja da marca no mundo. É também a primeira fábrica do grupo a produzir Heineken retornável 330ml, contribuindo para a cadeia retornável de vidro.
Em termos econômicos, a cervejaria é o maior Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do município, sendo a empresa que mais gerou valor adicionado dentre as indústrias em Ponta Grossa em 2023. Também movimenta a economia da região, utilizando-se de maltaria e fábrica de latas locais, entre elas a recém-inaugurada Maltaria Campos Gerais.
Tour da fábrica
Localizada na Av. Tocantins, 199, bairro Cara Cara, a experiência contará com um tour em que serão apresentados aos participantes os detalhes sobre a história da companhia, as curiosidades sobre as marcas que fazem parte do portfólio de alcoólicos e não alcoólicos, os projetos de sustentabilidade realizados e os processos e ingredientes que permeiam a produção de suas cervejas.
Além disso, o tour contará também com uma visitação à cervejaria e um bar para que os visitantes tenham um momento para degustação de bebidas, tudo isso em um ambiente “instagramável” e interativo. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões para a realização do projeto.
A abertura para o público será realizada no dia 10 de outubro, mas a venda de ingressos tem início já a partir do dia 20 de setembro, pelo site Inside The Star. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias