A Maltaria Campos Gerais é um empreendimento conjunto com investimento de R$ 1,6 bilhão das cooperativas Agrária, Coopagrícola, Capal, Bom Jesus, Frísia e Castrolanda. A expectativa é que a fábrica produza 240 mil toneladas de malte por ano.
As regiões de Guarapuava e Ponta Grossa se alternavam na liderança de produção de cevada no Estado. Mas recentemente foi publicado o Boletim de Conjuntura Agrária, preparado por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Neste boletim, se estima que devido tanto à queda na área total dedicada ao plantio de cevada em Guarapuava, quanto pela instalação da Maltaria Campos Gerais, Ponta Grossa deve assumir a liderança de maior produtora de cevada no Estado do Paraná.
Em Guarapuava, estima-se que apenas 26 mil hectares vão ser dedicados para essa cultura. Saindo de 43,2 mil, representando uma queda de 40%. A estimativa para este ano é que haja redução de 16% na área total dedicada a essa cultura no Estado, caindo de 87,2 mil hectares para 73,4 mil.
Em 2023, a Cooperativa Agrária de Guarapuava concentrou 48% (134 mil toneladas) das 278 mil toneladas de cevada produzidas no Estado. A região de Ponta Grossa, por sua vez, foi responsável pela produção de 109 mil toneladas (39%).
Com informações da Agência Estadual de Notícias