Dois novos tipos de golpes estão sendo monitorados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Segundo a agência Gralha Confere neste período eleitoral, um dos golpes é que criminosos fazem contato com supostos convocados a mesários para atualização cadastral.
Uma mensagem é encaminhada por WhatsApp em nome de um “Tribunal da Zona Eleitoral municipal”. A partir disso, é enviado um link para que dados da pessoa sejam atualizados.
No entanto, o TRE-PR reforça que não há qualquer tipo de atualização cadastral para mesários, já que conta com todos os dados necessários para a convocação. Além disso, não existe o pagamento de qualquer multa pelo não comparecimento no período eleitoral. Portanto, a orientação é nunca preencher informações em links compartilhados em redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Outro golpe se trata da cobrança de R$ 49 para tirar o título de eleitor. Um site falso chamado “Meu título original” está sendo divulgado na internet, com anúncios, para emissão do título eleitoral. Além disso, o site de golpe oferece serviços como regularização e quitação de multas eleitorais.
O TRE reforça que o serviço de emissão e regularização do documento é gratuito e pode ser realizado pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, a emissão também é realizada, também de graça, nos cartórios eleitorais.
Já as multas eleitorais devem ser pagas pelos meios disponibilizados oficialmente pela Justiça Eleitoral. Atualmente, é possível quitar o valor devido pelo serviço “Consulta de débitos eleitorais”, pelo aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito. Confira o passo a passo aqui.
O cadastro eleitoral está fechado neste momento devido à organização das Eleições 2024, mas será reaberto a partir do dia 5 de novembro.
Para tirar mais dúvidas, o TRE-PR recomenda que qualquer pessoa entre em contato com o Cartório Eleitoral, por meio do disque-eleitor do TRE-PR (0800 640 8400), para receber orientações sobre como proceder.