O Governo do Paraná já garantiu quase metade do dinheiro necessário para construir a Ponte de Guaratuba, liberando R$ 178 milhões para a obra. Isso corresponde a cerca de 46% do total de R$ 386,9 milhões estimados para criar a esperada conexão entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, no litoral do estado. Somente em 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística, comprometeu mais de R$ 108 milhões para a construção.
Os empenhos correspondem à reserva de dinheiro do orçamento destinada para o pagamento de bens e serviços contratados. Na prática, isso significa que parte dos custos totais da obra já está separada e deve ser liberada à medida que os trabalhos avancem.
O levantamento mais recente do DER aponta que a construção da ponte já está quase 15% pronta em que R$ 55 milhões foram usados para o pagamento de pessoal, materiais e maquinários. Na atual etapa dos trabalhos, estacas de concreto de 470 toneladas estão sendo instaladas no trecho marítimo da baía de Guaratuba. Até o momento, 14 de 64 dessas estruturas já foram construídas.
Os 1.244 metros da estrutura contarão com quatro faixas de tráfego e mais duas de segurança, além de barreiras rígidas em concreto, calçada com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. O projeto ainda inclui mais 1.800 metros de acessos nas duas cidades, além da implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.
Dinheiro reservado
De acordo com a Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), os R$ 178 milhões já liberados para a construção da ponte foram destinados não apenas para os gastos de engenharia, mas também de desapropriação de terrenos na região próxima ao local por onde a ligação entre Matinhos e Guaratuba vai passar.
Atualmente são mais de 300 funcionários trabalhando e a expectativa é de que esse número dobre com o andamento da obra. A estimativa é de que, no ápice dos trabalhos, o número de profissionais chegue a 600 atuando nas diversas frentes simultaneamente.
E esse montante é mais do que representativo, pois mostra o quanto o planejamento e a execução da obra estão avançados. A construção começou em outubro de 2023 com previsão de término de dois anos — e o Governo do Estado já tem garantido boa parte de todo o valor orçado. O restante virá da mesma fonte, ou seja, dos saldos orçamentários provenientes do Tesouro Estadual, em razão dos superávits alcançados, frutos de uma gestão dedicada a aumentar os investimentos, bem como honrar os compromissos e assim garantir recursos para executar toda a obra.
“A garantia dos recursos é a garantia da execução”, aponta o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Nós estamos cumprindo rigorosamente o cronograma de construção da ponte. Já estávamos com 14% e fecharemos o mês chegando a 18% – e vamos seguindo o ritmo para manter a entrega absolutamente dentro do calendário programado para a população do Paraná. O governo trabalha unido para a entrega das grandes obras estruturantes do Estado”.
Tudo isso, inclusive, faz parte do investimento recorde que o Paraná registrou no primeiro semestre de 2024. Com um total de R$ 3,29 bilhões empenhados entre janeiro e junho deste ano, o valor é o maior já aplicado pelo Estado nos últimos 20 anos, segundo levantamento da assessoria econômica da Secretaria da Fazenda. Dentro desta cifra está incluído o total de R$ 1,15 bilhão aplicado na área de Urbanismo, o que inclui as grandes obras que estão sendo realizadas no Estado.
Com informações da Agência Estadual de Notícias