A pesquisa, que vai ser realizada em todo o Brasil, teve início no Paraná na última segunda-feira (19) e deve durar até quatro meses. O objetivo do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2024) é avaliar o estado de saúde nutricional de crianças e mães de todo o Brasil.
No Paraná, o Enani-2024 visitará 1.120 famílias com crianças de até 6 anos de idade. As visitas domiciliares vão acontecer em Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. A expectativa é que todas as 10 cidades tenham participado da pesquisa até novembro.
O coordenador nacional do Enani-2024, Gilberto Kac, explica que o estudo feito em 2019 apontou “que 80% das crianças brasileiras menores de cinco anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% dos pequenos – e metade de suas mães – estavam acima do peso”. Por isso, outro objetivo do estudo é avaliar o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19.
Além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Como é feita
Os entrevistadores do estudo – identificados com camiseta e crachá – vão realizar três atividades:
- Entrevista com as mães ou cuidadores,
- com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar;
- Medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês,
- para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS);
- Agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.
Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.
O Enani-2024 dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.