Estão sendo testados dois caminhões elétricos destinados para a coleta de lixo reciclável. Um dos caminhões, da Volvo, tem uma caçamba coletora de 15 metros cúbicos. O outro, da JAC Motors, tem um baú de coleta seletiva com 23 metros cúbicos. Os testes tiveram início nesta terça-feira (18).
Com uma autonomia estimada de 150 km, o veículo da Volvo possui um peso bruto de 22 toneladas, o que representa uma capacidade de carregamento de cerca de 8 toneladas de resíduos em vias urbanas. O caminhão baú da JAC Motors possui um peso bruto de 8,5 toneladas e uma autonomia estimada em 200 km.
Estima-se que o caminhão elétrico compactador da Volvo reduza em cerca de 60 toneladas/ano a emissão de gás carbônico lançado para a atmosfera, comparado a um caminhão movido a diesel. Substituindo a frota de 65 veículos da coleta essa redução somaria em 3.900 toneladas.
Além disso, este veículo conta com avançado sistema de segurança que atende padrões europeus de regulamentação, como radar de detecção de pedestres, alertas sonoros e sistema de desligamento automático de bateria em caso de colisão.
Já com o veículo da JAC Motors, considerando a média de deslocamento de 50.000 km e estima-se que as emissões diminuam cerca de 42 toneladas/ano, comparado com um caminhão movido a Diesel.
Com informações da Prefeitura de Curitiba