O número de homicídios dolosos caiu nos três primeiros trimestres de 2024 no Paraná. Com relação ao ano passado, o número de casos registrados caiu 7,6%. Não foram registrado homicídios em 161 municípios do Estado e em 105 cidades foram constatados um homicídio em cada. Em todo o Estado, foram registradas 1.260 ocorrências deste tipo de crime entre janeiro e setembro desse ano.
A maior queda percentual até o momento ocorreu em Quedas do Iguaçu (-86,7%), que registrou 15 ocorrências do crime no ano anterior e duas neste ano, seguida por Umuarama (-76,5%), que foi de 17 ocorrências no ano anterior para quatro neste ano.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, comentou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) está formando uma força-tarefa com as próprias forças de segurança, o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Poder Judiciário para maior agilidade e vazão a processos, como definição de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.
O promotor de Justiça Felipe Lamarão de Paula Soares, ressaltou que a queda dos homicídios sinaliza uma redução de outros crimes. “Geralmente mais homicídios representam mais crimes como um todo. O homicídio muitas vezes é reflexo de alguma outra atividade criminosa, consequentemente, havendo uma queda do número de homicídios, em princípio vamos ter uma diminuição dos demais crimes”, ressaltou.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.