É com um empate técnico entre General Silva e Luna (PL) e Paulo Mac Donald (PP) que Foz do Iguaçu começa a última semana de campanha antes do primeiro turno, no próximo domingo (6). A informação vem do levantamento feito pelo IRG Pesquisas, sob encomenda da RICtv, e divulgado nesta terça-feira (1).
Silva e Luna, que concorre ao cargo pela primeira vez, soma 42,5% das intenções de voto, enquanto Mac Donald, que já cumpriu dois mandatos como prefeito de Foz em 2004 e 2008, tem 36%. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A disputa acirrada entre os dois não é novidade. Em meados de agosto, ainda antes do início oficial das campanhas, o mesmo instituto mostrava os candidatos a menos de dois pontos percentuais de distância. O do PL, que tinha 37%, conseguiu crescer além dos limites da margem de erro, enquanto do representante do Progressistas se manteve estável no período, mesmo diante da ameaça de impugnação de sua candidatura (a qual foi afastada pela Justiça Eleitoral).
Os outros pleiteantes ao cargo totalizam pouco mais de 14% das intenções de voto. Confira todos os números:
- General Silva e Luna (PL) – 42,5%
- Paulo Mac Donald (PP) – 36%
- Samis da Silva (PSDB) – 6,7%
- Airton José (PSB) – 5%
- Zé Elias (UNIÃO) – 0,8%
- Jurandir de Moura (REDE) – 0,8%
- Sergio Caimi (PMB) – 0,8%
- Não sabem/não responderam – 3,7%
- Brancos/nulos/nenhum – 3,7%
O empate se repete também no cenário espontâneo, aquele em que os nomes dos concorrentes não são listados aos entrevistados. Silva e Luna soma 35,8% e Mac Donald, 30,2%. Os números são superiores ao total de eleitores que não souberam ou não quiseram responder – 22,8% –, o que demonstra que o eleitorado está mais engajado com o pleito em Foz do que em outros municípios.
Samis (4,5%), Airton (3%), Jurandir (0,5%) e Zé Elias (0,2%) também foram citados. Votos brancos, nulos ou eleitores que não declararam preferência por nenhum candidato somaram 3%.
O levantamento IRG/RICtv Record foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-09375/2024. Foram entrevistadas 600 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.