Se as eleições de 2020 ensinaram algo a Ponta Grossa foi que o jogo eleitoral também só acaba quando termina. De virada – e por uma diferença de 8 mil votos –, Elizabeth Schmidt, então no PSD, venceu a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) no segundo turno e se tornou a primeira mulher a assumir a prefeitura do município.
Ainda assim, é difícil acreditar que o feito possa se repetir este ano, mesmo que parte dos personagens dessa história seja a mesma e que haja perspectiva de segundo turno. A atual prefeita e a parlamentar estão entre os cinco candidatos que concorrem ao executivo municipal nas eleições de 2024. No entanto, Elizabeth enfrenta um cenário bem menos favorável.
Se há quatro anos, ela concorreu com a benção do então prefeito, Marcelo Rangel, de quem era vice, e o apoio do governador Ratinho Jr., neste pleito foi preterida pelo partido, que favoreceu o próprio Rangel. O ex-prefeito concorre ao lado do vereador Sebastião Mainardes (PL), com apoio de Republicanos, Avante, PRD, DC, Solidariedade, Podemos e PMB. Rangel terá que antes manter sua candidatura, que foi indeferida pela Justiça a pedido do Ministério Público Eleitoral.
Para concorrer, Elizabeth trocou o PSD pelo União Brasil e se uniu ao Pastor Moisés Faria (MDB), que candidatou-se duas vezes à vereança, sem sucesso, mas assumiu o cargo como suplente em 2009. Além disso, precisou lidar com uma alta desaprovação de sua gestão, situação que começou a melhorar do fim de 2023 para cá – mas não o suficiente para torná-la uma das favoritas.
Em uma das últimas pesquisas da pré-campanha, realizada pela Radar Inteligência*, Elizabeth figurava em terceiro lugar tanto nas respostas espontâneas quanto nas estimuladas. Antes dela, mais uma vez, Mabel Canto e também Marcelo Rangel.
Líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, Mabel volta a concorrer e traz a bagagem não só da eleição de 2020, mas também a de 2022, quando foi a deputada estadual mais votada em Ponta Grossa, com pouco mais de 51 mil votos, e o apoio da família Barros (PP) e Beto Richa (PSDB), que estiveram presentes no lançamento de sua pré-candidatura.
Ao lado da engenheira agrônoma e ex-vereadora Sandra Queiroz (PSDB), forma a primeira chapa 100% feminina a concorrer ao executivo municipal. São apoiadas pela Federação PSDB/Cidadania e pelo PP.
Aliel Machado e Dr. Magno
O deputado federal Aliel Machado (PV) também está no páreo, concorrendo ao cargo pela segunda vez – na primeira, em 2016, recebeu 44,62% dos votos válidos, mas perdeu para Rangel. Sua candidata a vice é Liliane Chociai (PSB) e, juntos, representam a coligação formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Federação PSOL/Rede e partidos PDT e PSB.
Representando o Novo estão o médico Magno Zanellato, o Dr. Magno, e Beto Okazaki. Magno concorre à prefeitura pela primeira vez, mas já foi vereador entre 2017 e 2020 e suplente de deputado estadual em 2018. Candidatou-se uma segunda vez à Câmara Municipal e tentou também uma vaga na Câmara dos Deputados.
*A pesquisa realizada pelo Radar Inteligência foi contratada pelo D’Ponta Mídias e Consultoria Ltda/Grupo D’Ponta. O estudo entrevistou 600 eleitores de maneira presencial entre 8 e 10 de julho de 2024. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TRE/PR sob o número PR-08101/2024.