A Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta quarta-feira (29) a Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL), uma área de 12 quilômetros quadrados, que corresponde a 17% do território do município, e que tem a intenção de abrigar mais de 500 indústrias e empresas de tecnologia.
Com investimento inicial de R$ 40 milhões, a CITCOL já está pronta para receber, nesta primeira etapa, 60 empresas, com uma previsão de gerar cerca de 5 mil empregos na cidade.
Entre as indústrias que já firmaram acordo com a prefeitura para se instalar no complexo estão a Jandira Alimentos, cuja fábrica já está em construção, e a rede de Supermercados Rio Verde.
Quando concluída, a Cidade Industrial comportará 60 novas indústrias de grande porte e outras 460 empresas de médio e pequeno porte, a maioria delas, da área de tecnologia.
“Nossa missão diária é transformar Colombo, que hoje é uma cidade grande em uma grande cidade. Pensando no presente e futuro das próximas gerações, estamos lançando a tão sonhada Cidade Industrial Tecnológica de Colombo. Será um grande parque industrial com milhares de novos empregos e que vai mudar o patamar econômico do nosso município”, disse o prefeito Helder Lazaroto (PSD).
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Curi (PSD), que representou o parlamento no evento, destacou a “virada de jogo” que a Cidade Industrial promove em Colombo.
“Sempre digo que o maior programa social que um governo pode promover é a geração de empregos. E a industrialização tem sido um motor vital para o desenvolvimento econômico e social da região Metropolitana de Curitiba, contribuindo para que os municípios dependam cada vez menos da capital. São José dos Pinhais e Araucária, são alguns dos exemplos de como as cidades da RMC podem se desenvolver com independência, gerando empregos, mantendo sua população na cidade e, até, atraindo trabalhadores de fora, invertendo o ciclo natural das regiões metropolitanas”, declarou.