Uma pesquisa eleitoral do IRG mostra o atual prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), em vantagem na disputa pela eleição de 2024 no município. No cenário estimulado principal – quando é apresentada uma lista de pré-candidatos ao eleitor – ele aparece com 39,2% das intenções de voto, seguido pela ex-prefeita Beti Pavin, do MDB, com 27,8%.
Na sequência, aparecem “nenhum/branco/nulo” com 11,2% das respostas e “não sabe/não respondeu” com 9,7%. Os outros dois pré-candidatos no questionário vem abaixo disso, com Sergio Pinheiro (Novo) tendo 8,8% das intenções de voto e Fernando Azevedo com 3,3%.
Comparativo entre gestões na prefeitura deve marcar a eleição 2024 em Colombo
No segundo cenário estimulado do IRG, que antagoniza o atual prefeito e a ex, a vantagem numérica de Lazarotto cresce de forma tímida. Com apenas os dois apresentados aos eleitores, Lazarotto tem 44,3% das intenções de voto contra 31,8% de Pavin.
No cenário de intenção de voto espontânea, quando não são apresentados nomes de pré-candidatos ao eleitor, a esmagadora maioria dos entrevistados (65,8%) não soube dizer ou não respondeu em quem votaria. O atual prefeito foi lembrado por 16,2%, seguido por “nenhum/branco/nulo”, com 8,3%. Beti Pavin (MDB) aparece com 7,8% das menções e Sergio Pinheiro (Novo) com 1%. Outros cinco nomes foram mencionados por 0,2% dos entrevistados cada um (Fernando Azevedo, Thiago de Jesus – União, Alcione, Anderson Prego – PT e Luizão – Solidariedade).
Rejeição dos candidatos
A pesquisa IRG também perguntou aos entrevistados sobre a rejeição dos pré-candidatos, ou seja, em quem eles não votariam de jeito nenhum. Segue o resultado:
- Beti Pavin – 29,2%
- Fernando Azevedo – 23%
- Não sabe/não respondeu – 15,3%
- Sergio Pinheiro – 12,5%
- Helder Lazarotto – 10,3%
- Nenhum/branco/nulo – 9,7%
Aprovação da atual gestão
Junto com o questionário de opções na eleição, o IRG também perguntou sobre a aprovação da gestão do prefeito Helder Lazarotto (PSD). A taxa de aprovação foi de 68,5%, enquanto 24,8% disseram desaprovar a forma como ele administra a cidade. O índice de “não sabe/não respondeu” foi de 6,7%.
Dados obrigatórios das pesquisas
A partir do começo deste ano, qualquer levantamento com objetivo de medir intenções de voto tem que ser registrado na Justiça Eleitoral, com os dados obrigatórios a seguir. O levantamento do IRG Pesquisa foi feito entre os dias 27 e 30 de março, com 600 entrevistados, e foi contratado pela LK Radiodifusão Ltda (Rádio Banda B). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PR-02105/2024.