A Urbs, que administra o transporte coletivo de Curitiba, anunciou no início do mês que não será mais possível pagar a passagem de ônibus usando carteiras digitais de telefone celular e relógios inteligentes. A medida tem início neste 1º de maio e vai ser imposta por tempo indeterminado.
Para a empresa, o pagamento com celulares ou relógios concentra a maioria das fraudes verificadas no sistema. A partir desta quarta-feira (1º), o pagamento da passagem em terminais, estações tubo e ônibus deverá ser feita usando o cartão físico.
As carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, se tornaram comuns no cotidiano dos brasileiros e permitem a praticidade para que o usuário não precise carregar consigo os cartões de banco.
Ainda em fevereiro deste ano, a Urbs tinha limitado o número de passagens que podiam ser pagas pelo mesmo cartão dentro de certo intervalo de tempo. E a partir de hoje, isso será revertido, permitindo que um mesmo validador utilize mais de três vezes o mesmo cartão dentro de 15 minutos.