Situações de tragédia, como a passagem do tornado por Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul, exigem atenção na hora de fazer doações aos atingidos. A recomendação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros é que seja evitado o envio de alimentos já preparados, devido ao risco de intoxicação alimentar. Os interessados em ajudar as vítimas devem focar em doar alimentos embalados para a preparação nas cozinhas comunitárias – ação coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde.
“Precisamos de alimentos de fácil armazenamento para preparação aqui e com alto valor nutricional. Como todos os serviços da cidade estão comprometidos, nos preocupamos com possíveis contaminações e aumento na demanda de atendimento médico”, explica o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Pierdoná.
Após acomodação no Centro dos Idosos – que se transformou em um centro de distribuição – os alimentos são preparados sob supervisão de uma nutricionista. “Precisamos ter atenção com todo o processo, desde a higienização, passando pelo armazenamento e temperatura adequada, até a preparação das refeições, para não ter um risco de uma intoxicação e sobrecarga do sistema de saúde”, afirma a nutricionista do município, Marlise Rech.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, reforçou que as doações de alimentos precisam seguir algumas orientações específicas para garantir a segurança e o bom aproveitamento dos itens entregues à população atingida.
“A população está sensibilizada e tem feito muitas doações, o que é muito importante. Mas alguns cuidados são necessários para evitar outros problemas. Temos cozinhas organizadas para preparar refeições com alimentos não perecíveis, inclusive com acompanhamento de nutricionistas, garantindo qualidade e segurança alimentar tanto para a população quanto para as equipes de trabalho”, complementou.
Recomendações para ajudar de forma segura
- Doe alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite em pó, óleo e enlatados são as melhores opções devido a facilidade de armazenamento e maior validade;
- Doe água potável em embalagens lacradas;
- Doe itens de higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete, absorventes, escovas de dente, creme dental, fraldas infantis e geriátricas, além de lenço umedecido.
Como ajudar
O Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) está arrecadando recursos para ajuda às famílias atingidas pelos tornados. Uma conta foi aberta no Banco do Brasil para receber as doações.
- Chave Pix CNPJ: 52.807.487/0001-12 (Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap)
A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu também está recebendo doações em dinheiro via Pix.
- Chave Pix CNPJ: 95.587.770/0001-99 (Município de Rio Bonito do Iguaçu)
Outra campanha de recebimento de doações é feita pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB-PR).
- Chave Pix CNPJ: 76.688.936/0001-19 (Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná)
Uma quarta campanha é a do Sindicato da Indústria e da Construção Civil do Paraná, organizada em conjunto com sua regional Noroeste e a Câmara Brasileira da Industria da Construção (Cbic).
- Chave Pix CNPJ: 84.783.653/0001-84 (SindusconPR/Noroeste)
Além das contribuições financeiras, a população também pode ajudar com a doação de roupas, alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, itens de higiene e limpeza e roupas íntimas. Esses donativos podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros no Paraná.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


