O Coritiba está muitíssimo perto de garantir o retorno à Série A depois de dois anos na Segunda Divisão. Líder do campeonato faltando três rodadas, só um desastre tira o Coxa do acesso.
Mas, mesmo que seja o principal candidato ao título, o time do técnico Mozart sofre contestações. Disparadamente a melhor defesa da competição, o ataque alviverde está perto da zona de rebaixamento no quesito gols marcados.
A pouca ofensividade do time ficou flagrante nos jogos em casa contra equipes da parte de cima da tabela. Diante dos oito primeiros colocados, o Coxa não marcou nenhum gol. Em compensação, sofreu só dois nos mesmos confrontos.
Melhor aproveitamento como visitante do campeonato, o Coritiba não vai tão bem assim como mandante. O fato da veia defensiva do time ser mais saltada do que a ofensiva, é outro fator que aflora a insatisfação externa.
De qualquer maneira, Mozart recebeu uma missão no início do ano e está perto de cumpri-la. Quem acompanhou o Mirassol dirigido pelo treinador em 2023 e 24, sabia que o estilo de jogo não era o mais encantador para o torcedor.
Jogando contra três times que estão entre os piores da Série B (Paysandu, Athletic e Amazonas), a projeção pro Coritiba é de ir bem além dos atuais 61 pontos.
Na Série A, o cenário vai ser bem diferente pelo nível dos adversários. Mas, a promessa no clube é de investimento alto para um time principalmente com ataque mais forte. Só que isso é assunto um pouco mais pra frente, quando o acesso estiver matematicamente garantido.
—
Robson De Lazzari é jornalista esportivo há mais de 25 anos. Formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Antes mesmo de terminar a graduação já transmitia jogos de futsal e futebol no rádio. Com cursos especializados como da Indústria do Futebol, atuou em cinco emissoras radiofônicas diferentes de Curitiba como repórter.
Também tem experiência em jornal impresso e em portal de notícias pela Gazeta do Povo. Na televisão foi repórter da RPC (afiliada da Rede Globo), SporTV e Rede Massa (afiliada do SBT). Atualmente é comentarista na Rádio Transamérica, na TV Paraná Turismo, na Rede CNT e na FPF TV.


