No domingo (21), das 10h às 13h, o Museu Paranaense, no São Francisco, em Curitiba, recebe o lançamento da Coleção Mascarados, de autoria de Elza Forte da Silva Carneiro, com pesquisa de Geslline Giovana Braga, prefácio de Ana Rosa Tezza e ilustrações de Gabriel Rischbieter, Karine Kawamura e Silvio Silva Junior. O evento contará com sessão de autógrafos e uma oficina de máscaras para crianças, sendo a entrada e a distribuição de livros gratuita, enquanto durar o estoque.
A Coleção é composta por seis livros infantojuvenis, cinco deles sendo contos inspirados em máscaras de diferentes culturas e um com informações históricas sobre o uso de máscaras de diversos tipos, revelando aspectos simbólicos, culturais e afetivos desses objetos. O encarte ainda contém máscaras montáveis de papel para que as crianças possam interagir ainda mais com o tema, sendo um estímulo à imaginação.
Os contos também ganharam versão em animação e um tutorial em vídeo de como montar as máscaras, que podem ser acessados no canal de YouTube.
Parte dos exemplares será destinada aos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, estudantes de escolas públicas de Curitiba, bibliotecas e agora, para o público em geral no evento de lançamento. Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto também realizou 30 oficinas de criação de máscaras, com o artista visual Bruno Romã, voltada para estudantes e professores de escolas públicas. Conta com patrocínio das empresas Grupo Pegoraro, Kuhn, Ciapetro, Incopostes, A.L.T Telecom, Embrart Embalagens, Treméa, Tintas Alessi e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.
Sobre os livros
Quando aprendemos a sorrir com os olhos
Em uma conversa no parque, avó e neta descobrem juntas a força e a importância das diferentes máscaras do planeta. Máscaras que parecem mágicas e nos permitem transformar no que quisermos, assim como as máscaras que protegem nossa saúde e que carregam a magia da união.
Cada fase uma face
Pedro morava em um condomínio de prédios baixinhos e tinha duas casas favoritas: a do avô e a do tio, pessoas completamente diferentes. Na escola, ele aprende sobre as fases da vida e como diferentes povos representam essas etapas por meio de máscaras. Inspirado, Pedro cria máscaras que refletem seus familiares, do tio ao avô, usando toda a sua criatividade.
A Fresta
Era carnaval e o mundo inteiro cabia na multidão de cores, purpurinas e batuques. João, um menino curioso, encontra um espelho quebrado que não reflete apenas sua imagem: nele ele se vê como leão, astronauta, cavaleiro e até um cavalo alado. Nas frestas do carnaval, João descobre que pode ser infinito.
Tito e Lilo
Tito, o tatu, e Lilo, a lagartixa, são amigos inseparáveis. Após um incidente com a árvore mais alta da floresta, Lilo perde suas forças. Cabe a Tito encontrar uma forma de salvar sua amiga e proteger a floresta onde vive.
Dona Tereza S. de Alencar
Quando uma máscara antiga e cheia de memórias encontra o rosto de alguém em busca de respostas, nasce uma simbiose. Um instante único que conecta presença, presente e passado.
Máscaras Maravilhosas
Encarte com texto de Ana Rosa Tezza, Geslline Giovana Braga e apresentação da autora, Elza Forte da Silva Carneiro, que reúne informações sobre o uso de diversas máscaras em diferentes culturas.
*Com informações da assessoria de imprensa