O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) foi reeleito presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná com 8.687. A votação do segundo turno das eleições internas do partido no Estado ocorreu no domingo (27) e o resultado foi confirmado na segunda-feira (28), após a apuração em 269 dos 275 municípios habilitados.
Aliado da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann — possível candidata ao Senado em 2026 —, Chiorato concorria com o deputado federal Zeca Dirceu — que também está de olho em uma vaga ao Senado. A disputa foi apertada e terminou com cerca de 300 votos de diferença. No primeiro turno, também pleiteavam o cargo o deputado federal Tadeu Veneri e o professor Hermes Leão.
Sérgio Souza é eleito no MDB
Um dia antes da eleição do PT estadual, o MDB Paraná também foi escolheu sua liderança, em uma convenção realizada em um hotel no Centro da Capital. O eleito foi o deputado federal Sergio Souza. A chapa encabeçada por ele, que vai comandar o diretório paranaense do partido pelos próximos dois anos, obteve 95% dos votos.