O Governo do Paraná autorizou nesta quarta-feira (12) o repasse de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider, em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul. A unidade foi uma das mais atingidas pelos tornados que devastaram a região na última semana e será reconstruída pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia responsável pela infraestrutura das escolas estaduais.
Equipes da Secretaria da Educação (Seed) e do Fundepar estão na região para monitorar a retomada das aulas. Para as demais unidades menos afetadas, foram liberados recursos emergenciais por meio do Fundo Rotativo, possibilitando que as próprias escolas realizem reparos imediatos, principalmente em coberturas e instalações elétricas, restabelecendo as condições adequadas para o retorno das atividades presenciais.
No caso do Colégio Ludovica Safraider, os danos foram severos, exigindo uma intervenção completa. O levantamento técnico realizado por engenheiros do Fundepar apontou a necessidade de reconstrução de um bloco de salas de aula, troca integral da estrutura do telhado, substituição de janelas e portas, reforma elétrica e de climatização, reconstrução do muro, melhorias na cozinha e construção de um novo ginásio de esportes.
As obras serão contratadas de forma emergencial, amparadas pelo Decreto nº 11.873/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que permite à Fundepar e à Seed atuar com mais rapidez na reconstrução da escola danificada, utilizando inclusive o Sistema de Registro de Preços (SRP) para reduzir custos e acelerar as entregas.
Além do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, que foi o mais forte – um F3 na escala Fujita, com ventos entre 300 e 330 km/h – outros dois atingiram o Paraná na sexta-feira passada: um em Guarapuava, principalmente na região do distrito de Entre Rios, classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h, e outro em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificado como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
A volta às aulas em Rio Bonito do Iguaçu
As aulas na rede estadual de Rio Bonito do Iguaçu começaram a ser retomadas na terça-feira (11), com o retorno das atividades no Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro, que atende 115 estudantes.
Nesta quarta (12), outros quatro estabelecimentos voltaram às as atividades: os colégios estaduais Pinhalzinho (111 estudantes), José Alves dos Santos (105 estudantes), Iraci Salete Strozack (607 estudantes) e Sebastião E. da Costa (109 estudantes).
Na quinta-feira (13), voltarão às aulas os 128 alunos do Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos. Já os 389 estudantes do Colégio Estadual Ludovica Safraider seguem sem previsão de retorno às atividades presenciais.
Como ajudar
O Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) está arrecadando recursos para ajuda às famílias atingidas pelos tornados. Uma conta foi aberta no Banco do Brasil para receber as doações.
- Chave Pix CNPJ: 52.807.487/0001-12 (Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap)
Outra campanha de recebimento de doações é feita pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB-PR).
- Chave Pix CNPJ: 76.688.936/0001-19 (Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná)
Uma terceira campanha é a do Sindicato da Indústria e da Construção Civil do Paraná, organizada em conjunto com sua regional Noroeste e a Câmara Brasileira da Industria da Construção (Cbic).
- Chave Pix CNPJ: 84.783.653/0001-84 (SindusconPR/Noroeste)
Além das contribuições financeiras, a população também pode ajudar com a doação de roupas, alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, itens de higiene e limpeza e roupas íntimas. Esses donativos podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros no Paraná.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


