A partir de julho de 2026, Curitiba terá um voo para Lisboa, em Portugal, operado pela TAP Air Portugal. Primeira rota aérea regular entre o Paraná e a Europa, a operação terá três voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena. O primeiro voo está marcado para o dia 2 de julho de 2026, mas as vendas de passagens começam ainda este mês, no dia 11.
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A330-200, que possuem capacidade para 269 passageiros. Eles seguirão o trajeto direto de Lisboa à Curitiba, com uma parada técnica no Rio de Janeiro no retorno à Capital Portuguesa. As partidas do Paraná serão às terças, quintas e sábados.
O novo serviço internacional promete ampliar a vinda de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente. Para incentivar esse fluxo, o Governo do Paraná, a Motiva Aeroportos, concessionária responsável pelo Bloco Sul de concessões, e a TAP Air Portugal assinaram um protocolo de cooperação para divulgar a nova rota e promover o Paraná como destino turístico e de investimentos na Europa.
O voo da TAP se soma a outras operações recentes que ampliaram as conexões aéreas do Paraná. No fim de outubro, a Latam iniciou dois novos voos diretos a partir de Foz do Iguaçu, conectando a cidade na tríplice fronteira com São Paulo e Brasília, enquanto a Azul e a JetSMART seguem expandindo ligações internacionais a partir de Curitiba, fortalecendo o Estado como destino turístico e de negócios.
Nas conexões aéreas internacionais, o Paraná conta agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
				
								
													

