O Progressistas lançou oficialmente a pré-candidatura da ex-governadora Cida Borghetti para a disputa do Governo do Paraná em 2026. A decisão foi tomada nesta semana, em reunião da executiva estadual do partido.
Com isso, a federação do Progressistas com o União Brasil passa a ter dois nomes colocados previamente na disputa pelo Palácio Iguaçu, já que o senador Sergio Moro (União) já havia anunciado sua intenção de disputar o cargo no ano que vem.
Com a definição, o Progressistas afirmou que encaminhou ofícios aos institutos de pesquisa solicitando a inclusão do nome de Cida Borghetti nos próximos levantamentos sobre o cenário eleitoral paranaense.
O lançamento da pré-candidatura de Cida é mais um tomado em meio à indefinições sobre o alinhamento entre Progressistas e União Brasil para as eleições de 2026 no Paraná.
No começo do mês, quando Moro conseguiu obter o comando do União no Estado – passo crucial para viabilizar sua candidatura -, o Progressistas reagiu de forma nada sutil, com uma nota oficial destacando que a falta de consenso na definição da presidência da federação União Progressista no Paraná “reflete na impossibilidade do registro de candidatura ao Governo do Estado“.
O clima mais quente foi amenizado na sequência por posicionamentos tanto de Moro quanto da presidente do Progressistas no Paraná, a deputada estadual Maria Victoria. Mas o lançamento da candidatura de Cida Borghetti mostra que nem tudo está acertado na aliança.