O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) falou pela primeira vez publicamente, nesta sexta-feira (25), sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a todas as exportações brasileiras destinadas ao país. Em um almoço para apresentar o Paraná na Associação Comercial do Rio de Janeiro, ele cobrou que o Governo Federal tenha uma postura mais ativa para negociar uma solução.
“Eu torço para que o Governo Federal mande o chanceler [ministro das Relações Exteriores] para os Estados Unidos o quanto antes, para fazer uma negociação. Já se passaram 15 dias e a gente não viu nenhum brasileiro pisar nos Estados Unidos para tentar sentar à mesa e fazer essa construção comercial. Eu acho que o momento agora é de tirar a política e colocar diplomacia na mesa. E o histórico da diplomacia brasileira é um histórico vencedor”, afirmou ele.
“O Brasil é uma das grandes referências do mundo na construção de soluções comerciais, historicamente. Então, o Itamaraty tem muita experiência e eu espero que rapidamente alguém vá aos Estados Unidos. Porque não é colocando vídeo na internet, fazendo brincadeira que vai solucionar esse problema, que é sério”, completou.
Os EUA são o terceiro país que mais recebe exportações do Paraná. No primeiro semestre de 2025, foram US$ 735 milhões em vendas, o que representou 6,6% do total. A imposição da tarifa aos produtos brasileiros também foi comentada pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, em entrevista exclusiva a O Luzeiro.