A Paraná Projetos apresentou para a Secretaria do Planejamento nesta quarta-feira (16) o projeto executivo da revitalização do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho é resultado de uma parceria do serviço social com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
O estabelecimento deve receber investimento de mais de R$ 9 milhões. Serão revitalizadas as instalações físicas do parque, como a reforma completa dos pavilhões 01 a 07 e 37, readequações sanitárias, implantação de novas passarelas de ligação entre os espaços, reforma das áreas de serviço, acessibilidade em todas as edificações e criação de rotas acessíveis externas.
Também estão previstas melhorias paisagísticas e urbanísticas, com a inclusão de mobiliário urbano, renovação do pavimento, sinalização adequada e iluminação externa compatível com os novos usos do espaço.
Todo o projeto também promoverá acessibilidade universal e trará soluções sustentáveis alinhadas ao contexto da Área de Proteção Ambiental (APA) do Iraí. A iniciativa contempla ainda sistemas integrados de segurança, sonorização, cabeamento estruturado, redes de climatização e projetos de prevenção e combate a incêndios, além da regularização junto aos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Pinhais.
A entrega dos projetos marca o avanço grande para a execução das obras. Agora, os projetos do Parque da Ciência estão prontos para licitação, que terá andamento pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria de Estado da Educação.
O projeto nasceu da necessidade de atualização de uma estrutura defasada, com espaços que já não atendiam plenamente às normas técnicas atuais nem às novas demandas do público. Com uma proposta integrada, o plano de ação envolve desde a requalificação arquitetônica dos pavilhões existentes até a revitalização de áreas externas, infraestrutura urbana e acessos, utilizando tecnologia de ponta, como a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que proporciona maior eficiência, compatibilização entre projetos e transparência nos custos e prazos.
O Parque da Ciência, inaugurado em 2002 e renomeado em 2003 em homenagem ao geneticista paranaense Newton Freire Maia, desempenha um importante papel na popularização da ciência no Estado. Com a requalificação em curso, a intenção é elever o espaço a um novo patamar de excelência, integrando ciência, arte, tecnologia e cultura em um ambiente moderno, acessível e ambientalmente responsável.
Parque receberá também um planetário
Projetado para ser o mais moderno da América Latina, o planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia começará a ser construído em 2025. De acordo com o cronograma do projeto, a licitação da obra está prevista para acontecer neste semestre e as obras devem iniciar logo em seguida.
Ele será uma referência nacional em divulgação científica, educação, inovação e turismo cultural, com capacidade de simular perfeitamente o céu e projetar até 9 mil corpos celestes em alta definição. Assim que estiver totalmente finalizado, o local estará preparado para receber 140 mil estudantes, turistas e comunidade em geral anualmente. O investimento na obra será de cerca de R$ 40 milhões.
Com informações da Agência Estadual de Notícias