A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) “vestiu” suas sedes em Curitiba de preto para protestar contra os aumentos de impostos no Brasil. Tanto o prédio do Centro Cívico quanto o Campus da Indústria, que fica no Jardim Botânico, receberam símbolos de luto nesta segunda-feira (16).
Segundo levantamento da Coalizão das Frentes Parlamentares que representam o setor produtivo brasileiro no Congresso Nacional, o Governo Federal aumentou impostos em média a cada 37 dias na gestão Luiz Inácio Lula da Silva, iniciada em janeiro de 2023. Foram ao menos 24 ocasiões onde tributos sofreram aumento.
“Quem gera empregos e riquezas é o setor produtivo, não o Estado. Mas vemos nossa capacidade de empreender, de inovar e de criar oportunidades para as pessoas sendo sufocada pela burocracia e pela fome arrecadatória do governo, que não faz a sua parte para o alcance do equilíbrio fiscal, jogando todo a responsabilidade sobre o setor produtivo”, disse o o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
Leia aqui o manifesto completo da Fiep.