O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (26) um levantamento de intenções de voto para a disputa pelo Governo do Paraná em 2026. O senador Sergio Moro (União Brasil) é o líder em todos os cenários que seu nome foi mencionado, despontando como favorito para a eleição do ano que vem.
A pesquisa também traz informações importantes para a corrida interna do PSD, partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior e que ainda não tem nome escolhido para a sucessão. Ele tem repetido em entrevistas que dispõe de ao menos cinco nomes para a disputa.
Três dos cinco nomes citados por Ratinho Junior foram testados pelo Paraná Pesquisas, ficando de fora apenas o vice-governador, Darci Piana, e o secretário de Infraestrura, Sandro Alex.
O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, foi o que melhor pontuou nos cenários incluindo Moro com mais de dois candidatos (explicação abaixo). Ele atingiu 17,4% das intenções de voto, no cenário 4.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, atingiu 9% das intenções de voto no cenário 3. Enquanto o secretário das Cidades, Guto Silva, ficou com 3,9% das intenções de voto no cenário 1.
Veja os números de todos os cenários
Cenário 1
- Sergio Moro (União Brasil) – 43,9%
- Requião Filho (sem partido) – 18,1%
- Beto Richa (PSDB) – 17,9%
- Guto Silva (PSD) – 3,9%
- Enio Verri (PT) – 2,6%
- Não sabe/Não respondeu – 5,3%
- Nenhum/Branco/Nulo – 8,3%
Cenário 2 (o único sem Moro)
- Beto Richa (PSDB) – 22,6%
- Requião Filho (sem partido) – 20,8%
- Alexandre Curi (PSD) – 18,3%
- Guto Silva (PSD) – 5,5%
- Enio Verri (PT) – 3,2%
- Não sabe/Não respondeu – 7,9%
- Nenhum/Branco/Nulo – 21,7%
Cenário 3
- Sergio Moro (União Brasil) – 42,4%
- Beto Richa (PSDB) – 16,8%
- Requião Filho (sem partido) – 16,5%
- Alexandre Curi (PSD) – 9,0%
- Enio Verri (PT) – 2,6%
- Não sabe/Não respondeu – 4,6%
- Nenhum/ Branco/ Nulo – 8,1%
Cenário 4
- Sergio Moro (União Brasil) – 39,5%
- Rafael Greca (PSD) – 17,4%
- Requião Filho (sem partido) – 14,8%
- Beto Richa (PSDB) – 14,6%
- Enio Verri (PT) – 2,3%
- Não sabe/Não respondeu – 4,0%
- Nenhum/Branco/Nulo – 7,3%
Cenário 5 (o pitoresco)
Neste cenário, o Paraná Pesquisas questionou os eleitores, sem especificar que se tratava de segundo turno, qual seria o voto deles no caso os candidatos fossem “somente” Alexandre Curi e Sergio Moro. E o resultado foi de 58,1% das inteções para o senador e 24% para o presidente da Assembleia. Além disso, houve 5,4% de eleitores que não sabem ou não responderam bem como 12,6% que não votariam em nenhum, nulo ou branco.
Três cenários de segundo turno
Além do segundo turno “informal”, feito entre Moro e Curi, o Paraná Pesquisas também realizou outros três levantamentos de possíveis segundos turnos. Moro vence em todos, com o placar mais apertado sendo contra Rafael Greca (54,3% contra 33,8%) e o mais folgado contra Guto Silva (63,8% contra 17,1%). Entre eles, está o ex-governador e deputado federal Beto Richa, que perderia para o ex-juiz da Lava Jato por 55,1%% a 28,7%).
Dados da pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas foi feito com 1550 eleitores, em 58 municípios do Paraná, com as entrevistas sendo feitas entre 17 e 21 de maio. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.