O incêndio que destruiu o bloco Azul do campus Curitiba da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na noite da terça-feira (15), exigiu o trabalho de 84 bombeiros e consumiu 220 mil litros de água. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram deslocadas 34 viaturas da corporação para o atendimento da ocorrência. Não houve registro de feridos.
O incêndio foi registrado no sistema dos Bombeiros às 18h24 e só foi considerado como controlado após sete horas de trabalho. O fogo começou no TUCA, o teatro da universidade, que fica no piso térreo do Bloco Azul. E rapidamente se espalhou, queimando outros andares da edificação. Os danos maiores ficaram concentrados no terceiro piso do prédio, que tem uma área total de 9 mil metros quadrados.
Por causa da intensidade do fogo, os bombeiros tiveram que iniciar o combate pela parte externa do bloco, antes de poder entrar no local. Houve a necessidade do uso de plataformas para acessar o topo prédio em locais específicos para controlar as chamas.
Foram enviados à PUCPR oito caminhões do tipo Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), que têm um reservatório com capacidade para entre 4 mil e 5 mil litros de água. Pela intensidade do incêndio, foram deslocadas viaturas de outros batalhões de Curitiba e, inclusive, da região metropolitana. ABTRs de Campina Grande do Sul, Pinhais e São José dos Pinhais foram usados na ocorrência.
Segundo os Bombeiros, além dos ABTRs, foi utilizada água dos hidrantes de blocos anexos no combate às chamas. A corporação também destacou o auxílio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) e de 50 funcionários da PUCPR, incluindo seguranças e brigadistas de incêndio.
Universidade se pronuncia
A PUCPR se pronunciou sobre o incêndio por meio de nota oficial, ainda na noite de terça-feira. Leia o texto na íntegra:
Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA, localizado no térreo do Bloco 2 (Azul), aproximadamente às 18h30. O local seria sede de uma cerimônia de estudantes de Medicina, agendada para às 19h.
Devido à agilidade da brigada de incêndio da Universidade e da atuação do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e causaram apenas danos materiais no referido bloco, não se estendendo às demais dependências da Instituição.
A prioridade foi a segurança de toda a comunidade acadêmica e não houve feridos durante a ocorrência. As aulas estão suspensas nesta quarta-feira, 16 de abril, e os colaboradores foram orientados a fazer trabalho remoto.
Questionada por O Luzeiro sobre a data para retorno das atividades presenciais , a PUCPR não respondeu até o fechamento desta reportagem.