Pela primeira vez, um navio de cruzeiro “atracou” na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. Com isso, turistas de diferentes nacionalidades puderam conhecer as belezas de um dos principais atrativos do Estado.
O navio ficou ancorado na Baía de Paranaguá. A Portos do Paraná e a praticagem auxiliaram na definição do local de fundeio do cruzeiro Scenic Eclipse, que chegou ao Litoral paranaense nesta sexta-feira (28), trazendo 206 turistas e 185 tripulantes.
Os guardas portuários atuaram em solo e em uma lancha, em conjunto com a Polícia Federal, monitorando a movimentação dos turistas, que saíram do navio em embarcações menores e seguiram até o trapiche.
Os turistas do Scenic Eclipse conheceram o Litoral paranaense por meio de dois passeios de lancha: um com visitas a ilhas próximas e outro que levou os visitantes a pontos turísticos da Ilha do Mel, retornando ao trapiche para uma caminhada pelas trilhas.
A maioria dos passageiros é do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. “Eles visitaram a gruta, passearam pelas comunidades, conheceram os restaurantes e lojinhas de artesanato e subiram no farol, acompanhados de tradutores e guias credenciados, para aproveitar este dia maravilhoso”, explicou o agente de turismo Luiz Renato Branco Nascimento.
Um levantamento inédito produzido pelo Instituto Semeia, de São Paulo, mostra que a Ilha do Mel, foi o 6º Parque Estadual do Brasil que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 visitantes.
Antes de chegar ao Paraná, os passageiros estiveram em Punta del Este, no Uruguai, e em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. As próximas paradas serão em Ilhabela, em São Paulo, e em três destinos do Rio de Janeiro: Paraty, Búzios e Ilha Grande.
O navio de cruzeiro Scenic Eclipse tem 168 metros de comprimento, 22 metros de largura e 114 cabines com varanda. A embarcação também conta com academia de ginástica, salão de beleza, spa, sala de yoga, dez restaurantes, oito bares e vários lounges.
Temporada de cruzeiros no Paraná
O Porto de Paranaguá já recebeu duas temporadas de navios de cruzeiro, que trouxeram para o Litoral mais de 58 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, Paranaguá recebeu outro cruzeiro, o Vasco da Gama, vindo da Europa, que promoveu o desembarque de passageiros para passeios.
“O Estado tem se preparado cada vez mais para as operações de navios de cruzeiro no Litoral, pois percebe o retorno positivo na economia, no turismo e no bem-estar da população. Em breve, estaremos no Seatrade, um dos maiores eventos de operadoras de cruzeiros do mundo, nos Estados Unidos, para apresentar o Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Outra iniciativa voltada à expansão do turismo de cruzeiros está sendo conduzida pela Portos do Paraná. Em março, a equipe de engenheiros da Autoridade Portuária esteve no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para simular a atracação de navios de cruzeiro no berço 219. Os dados obtidos serão incluídos no projeto de implantação do berço preferencial para atracação de cruzeiros no Porto de Paranaguá.
Com informações da Agência Estadual de Notícias