Começa na próxima terça-feira (1º) a campanha de reforço da vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes no Paraná. O início foi adiantado em seis dias em relação à campanha nacional para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.
O público-alvo no Paraná é de 4.931.410 pessoas e a meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2024, a cobertura vacinal atingiu apenas 58,93% (de todos os grupos prioritários).
Até o momento, o Estado recebeu e já começou a distribuir 332 mil doses do imunizante às 22 Regionais de Saúde, mas uma remessa com 844 mil doses está prevista para chegar ao Estado na próxima semana. A partir do dia primeiro, elas serão aplicadas nesses grupos de forma contínua ao longo do ano, já que a vacina contra a gripe foi incorporada ao calendário nacional.
Para os demais grupos prioritários — o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros —, a vacinação contra a Influenza seguirá o modelo de campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5 ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.