O Paraná recebeu nesta segunda-feira (24) 332 mil vacinas contra a gripe, destinadas para o início da campanha de reforço da vacinação para o público-alvo. A imunização contra a doença agora é parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses, para quem tem direito, podem ser tomadas a qualquer momento, independente de campanhas em determinadas épocas do ano.
O imunizante, entregue pelo Ministério da Saúde, deve ser aplicado no público-alvo, que é composto por crianças a partir de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Vale lembrar que a gripe é a doença causada pelo vírus Influenza e que provoca sintomas de moderados a severos, com quadro de febre. Dependendo do estado de saúde do infectado, pode matar. A imunização é importante para evitar casos mais graves da doença.
As doses foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A distribuição às Regionais de Saúde deve iniciar quinta-feira (27).
Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
Ao todo, no Paraná, a estimativa é de vacinar 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
As vacinas Influenza trivalentes utilizadas neste ano apresentarão três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
Recomenda-se adiar a aplicação da vacina contra a gripe caso a pessoa apresente quadro de doenças com febre aguda, moderadas ou graves, e/ou caso confirmado de Covid-19 (RT- PCR e TR Ag).
Com informações da Agência Estadual de Notícias