O cirurgião Adonis Nasr foi eleito superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado da consulta pública foi divulgado na noite desta quarta-feira (19), pouco depois das 20h.
Nasr obteve 82,2% dos votos entre servidores docentes e técnico-administrativos e alunos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia. Ele concorria com a gerente de atenção à saúde e professora titular do Departamento de Enfermagem Elizabeth Bernardino, que teve 15,9% dos votos. Os votos brancos foram 1,8%.
Além de atuar na Unidade de Urgência e Emergência Adulto no CHC, o eleito também é professor adjunto do Departamento de Cirurgia do curso de Medicina da UFPR. Ele será indicado pelo atual reitor da universidade, Marcos Sunye, para o cargo e a nomeação deve ser feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O mandato é de quatro anos, sendo permitida uma recondução.
Entre as propostas apresentadas pelo candidato, estavam ampliar a oferta de cursos da Escola CHC, focada na qualificação de servidores, reimplantar e ampliar o serviço de voluntários do Complexo, criar sala de altas para aumentar a agilidade na liberação de leitos, reativar a Casa 1 para atendimento e resgatar o papel do CHC como Hospital Escola.
Esta foi a primeira vez em 64 anos de história que a comunidade do Hospital de Clínicas pode escolher o superintendente da instituição. Reivindicação antiga de servidores e funcionários, a consulta pública tornou-se realidade em 17 de fevereiro, com a aprovação da Resolução 1/25 pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR.
No dia 20, o edital de inscrição de chapas foi publicado e a votação foi realizada nesta terça (18) e quarta-feira (19). Puderam concorrer candidatos docentes da UFPR, com doutorado e lotação no Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que desenvolvesse regularmente atividades de ensino, pesquisa, extensão ou assistência no CHC-UFPR, e que comprovasse experiência de no mínimo três anos em gestão pública na área de saúde.