A partir desta quarta-feira (4), o Paraná passa a conseguir emitir alertas por meio do novo sistema criado pela Defesa Civil Nacional, o Cell Broadcast. Com isso, autoridades poderão enviar mensagens de emergência de forma mais rápida e eficiente. O sistema usa as antenas de telefonia celular para enviar mensagens que aparecem diretamente na tela do celular das pessoas que estiverem em áreas afetadas, sem a necessidade de cadastro prévio.
Em agosto deste ano, 11 cidades, incluindo Morretes e União da Vitória, participaram de um teste do sistema. Na ocasião, moradores e turistas receberam o alerta de forma obrigatória. A tecnologia funciona identificando a localização do celular dentro de uma área específica, definida pela Defesa Civil. Esse sistema pode ser utilizado em situações de emergência, como inundações graves, riscos de deslizamentos de terra e outras situações que exigem uma resposta rápida da população
Os canais de comunicação já em uso pela Defesa Civil são o WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura. No site da Defesa Civil há dicas sobre como agir em diferentes situações de perigo.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.