A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) completou 30 anos desde sua criação, em 1994. A instituição formou mais de 50 mil profissionais e ampliou a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, além de integrar rankings nacionais e internacionais de desempenho acadêmico.
As comemorações ocorreram em julho nos campus de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo e Marechal Cândido Rondon, encerrando em Cascavel com a participação de diretores de todas as unidades. Na ocasião, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que a Unioeste obteve o conceito máximo (nota 5) no Índice Geral de Cursos do MEC.
Com origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), criada nos anos 1960, a Unioeste passou por transformações até ser formalizada como universidade em 1994, quando passou a oferecer cursos em áreas como Medicina, Odontologia, Engenharia e Fisioterapia. Atualmente, oferece também programas de pós-graduação.
A estrutura da universidade inclui o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), incorporado à instituição em 2000. O hospital, com 368 leitos, atende demandas de alta complexidade e realizou mais de 150 mil atendimentos em 2023. De acordo com o diretor-geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, a integração entre o hospital e a universidade fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão.
Com informações da Agência Estadual de Notícias